Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Ao abrir o Pórtico 3D, este não é visualizado. O que pode estar acontecendo?

Artigo

Sugerimos que sejam verificados os seguintes itens, listados a seguir:

Arquivos incorretos

A instalação do programa, em versões anteriores, copiava dois arquivos necessários à visualização do Pórtico 3D, "GLU32.DLL" e "OPENGL32.DLL", para o diretório de instalação do programa. Esses arquivos fazem a interface entre o programa e os recursos da biblioteca gráfica OpenGL, utilizada por diversos aplicativos. Na instalação da placa de vídeo, se esta tiver recursos de aceleração 3D, os mesmos arquivos podem ser copiados para o diretório do Windows. Assim, o programa pode estar utilizando os arquivos desatualizados ou incompatíveis com a placa de vídeo.

As instalações dos programas mais recentes não incluem esses dois arquivos.

Para resolver o problema, apague os arquivos duplicados:

  • Acesse o menu Iniciar e selecione Localizar;

  • Acesse o item Arquivos ou pastas;

  • Digite no campo "Nome" o arquivo chamado "GLU32.DLL";

  • Certifique-se de que no campo "Examinar" está selecionada a unidade C: (referente ao disco rígido do computador);

  • Caso esteja selecionado outro local acesse o botão "Procurar" e selecione o drive C:, confirmando através do botão "OK";

  • Clique em "Localizar agora", será listado na janela o arquivo procurado;

  • Selecione o arquivo que se encontra no diretório de instalação do programa e pressione <Del>, para apagá-lo;

  • Confirme a operação;

  • Repita os passos anteriores, utilizando agora o arquivo "OPENGL32.DLL";

  • Tente novamente abrir o Pórtico 3D.

Interferência de um terceiro programa

Um terceiro programa pode ter instalado algum arquivo que está interferindo na renderização do Pórtico 3D. Verifique, reiniciando o computador em Modo de Segurança:

  • Acesse o menu Iniciar e selecione Desligar;

  • Opte por "Reiniciar o computador" e confirme;

  • No começo da inicialização do computador, tecle <F5>;

  • Selecione "Modo de Segurança" nas opções mostradas e confirme;

  • Abra o programa e teste o Pórtico 3D.

Se funcionar, algum programa inicializado com o Windows está interferindo o processo de visualização 3D. Nesse caso, proceda conforme abaixo:

  • Reinicialize o computador, agora em Modo Normal;

  • No canto inferior do monitor, há um relógio (relógio do Windows);

  • Ao lado deste, há os ícones dos programas inicializados junto com o Windows;

  • Desative um a um e teste o Pórtico 3D.

Placa de vídeo não comporta arquivos baseados em OpenGL

Verifique se sua placa de vídeo suporta arquivos baseados em OpenGL:

  • Acesse as Configurações de Vídeo de seu computador (clique com o botão direito do mouse sobre a Área de trabalho e opte por Propriedades);

  • Acesse a guia "Proteção de tela";

  • Mude a proteção para o modo “Encanamento 3D”;

  • Clique em Aplicar;

  • Clique em Amostra e deixe o mouse parado.

Se a proteção de tela não funcionou, a placa de vídeo não comporta arquivos baseados em OpenGL.

Nesse caso, verifique com o revendedor da placa de vídeo se há alguma solução.

 

Atualize a versão do programa

Você pode estar com uma versão desatualizada do programa. Verifique a versão do seu programa, como descrito no tópico "Verificando a versão do programa".

Veja na página da AltoQi na Internet (http://www.altoqi.com.br), em "Downloads", qual a última versão do programa.

tag(s): "Pórtico 3D"