Aplica-se a: Ebv9

Assunto:

Como acessar a ajuda do programa sem estar conectado à internet?
Como utilizar a ajuda do programa para solucionar avisos e erros de lançamento, análise, dimensionamento e detalhamento?
Como utilizar a ajuda do programa para compreender os parâmetros de configuração?

Artigo:

Utilizando a versão offline da Ajuda e dos Tutoriais do AltoQi Eberick

A partir da atualização 2015-02 do AltoQi Eberick V9, a Ajuda do programa passa a ser exibida em sua versão online, diretamente no navegador padrão de internet. O novo sistema busca informações sempre atualizadas diretamente na internet e apresenta um layout mais dinâmico e intuitivo, facilitando a busca de informações na documentação do programa.

Utilizacao_ajuda_online_(a)_Eb

Junto à instalação do Eberick, está incluída a versão offline da ajuda, na qual é possível acessar toda a documentação, mesmo não havendo conexão com a internet. Para habilitar a versão offline, acesse “Configurações – Sistema” e desmarque a opção “Utilizar a versão online da ajuda”.

Utilizacao_ajuda_online_(b)_Eb

Com esse procedimento, o conteúdo continuará a ser exibido no navegador, mas não será necessário estar conectado a internet para acessar a documentação da Ajuda e os Tutoriais do programa. 

Utilizando a Ajuda para solucionar erros de dimensionamento

A Ajuda do AltoQi Eberick, acessível no menu “Ajuda>Conteúdo”, permite aos usuários acessar informações sobre critérios de cálculo utilizados na análise e dimensionamento da estrutura, além de outras configurações de projeto. Essa documentação apresenta o campo “Códigos de Erro”, no qual estão contidas todas as descrições das mensagens referentes a erros e avisos na estrutura, itens normativos relacionados e as possíveis soluções.

A seguir, é apresentado um exemplo prático da solução do erro de dimensionamento de uma viga utilizando a Ajuda do programa:

Após o processamento da estrutura, não foi possível detalhar a viga “V1” pois a mensagem “Erro D15 – Erro na armadura positiva (vão 1). Nenhuma bitola configurada pode ser usada.” foi exibida.

Utilizacao_ajuda_online_(c)_Eb

Ao clicar no botão “Ajuda”, o seguinte conteúdo é exibido:

Utilizacao_ajuda_online_(d)_Eb

Neste caso, o erro “D15” é uma mensagem geral, a qual informa que não é possível dimensionar o elemento em questão com os esforços e configurações atuais. Seguindo a primeira sugestão informada pela Ajuda do Eberick, seleciona-se a guia “Vão” na planilha de dimensionamento das vigas e em seguida no ícone “Resultados da Armadura”.

Utilizacao_ajuda_online_(e)_Eb

Após clicar no ícone “Resultados da Armadura”, será aberta uma janela contendo as mensagens de erro para cada bitola configurada no dimensionamento da armadura longitudinal da viga "V1".

Utilizacao_ajuda_online_(f)_Eb.gif

Para verificar o motivo pelo qual o “Erro A11 – Largura de apoio insuficiente” ocorre e quais as possíveis soluções para o dimensionamento do elemento, basta clicar duas vezes sobre a mensagem do erro que a seguinte janela será exibida:

http://faq.altoqi.com.br/images/uploads/Utilizacao_ajuda_online_(g)_Eb.gif

Seguindo a segunda sugestão de solução apresentada pela Ajuda do programa, a largura dos pilares de apoio foi alterada, aumentando o comprimento disponível para ancoragem da armadura positiva. Isso possibilitou o dimensionamento com as barras de diâmetro 10,0 mm e 12,5 mm, conforme apresentado na janela “Resultado da armadura”.

Utilizacao_ajuda_online_(h)_Eb.gif

Inicialmente, ao clicar no ícone para detalhar a viga, o programa exibia a mensagem “Erro D15 – Erro na armadura positiva (vão 1). Nenhuma bitola configurada pode ser usada.”, para informar ao usuário que a viga V1 apresentava erro de dimensionamento na armadura positiva. Após executar o procedimento descrito no primeiro item da solução da Ajuda, foi possível verificar qual erro era apresentado para cada bitola configurada e, novamente por meio da Ajuda do programa, obter informações sobre o “Erro A11 – Largura de apoio insuficiente”, além do critério normativo a ele relacionado e as maneiras de solucioná-lo. 

Utilizando a Ajuda para verificar os parâmetros de configuração

A Ajuda do AltoQi Eberick permite aos usuários acessar informações de parâmetros de configuração do programa, com objetivo de suprir dúvidas referentes à influência dessas configurações no projeto. Cada janela de configuração possui o ícone “Ajuda”, o qual direciona o usuário para a página com a descrição destes parâmetros.

Como exemplo para este artigo, será verificada a descrição do parâmetro “Ângulo de atrito”, utilizado no dimensionamento de sapatas.

Na janela “Configurações>Dimensionamento>Sapatas”, são exibidas as configurações para o dimensionamento dessas fundações. Ao clicar no botão “Ajuda”, será exibida no navegador da internet a janela “Dimensionamento de sapatas”, a qual descreve todos os parâmetros configuráveis para a fundação. Nesta página, o seguinte texto é encontrado:

Utilizacao_ajuda_online_(i)_Eb.gif

Para localizar rapidamente um texto, é possível pesquisar um termo relacionado utilizando o campo “Localizar” do seu navegador, geralmente ativado ao pressionar as teclas “CTRL” e “F” juntas. 

tag(s): Ajuda do programa, Ajuda Online