Aplica-se às versões: Eberick, Formas, Hydros e Lumine

Assunto

Como posicionar a origem das plantas arquitetônicas para o lançamento estrutural?

Artigo

A preparação do arquivo das plantas arquitetônicas envolve vários passos. O primeiro consiste na organização dos arquivos recebidos, conforme exposto no item "Organizando os arquivos no AutoCAD® para o lançamento".

Após realizado a devida organização, é necessário que se posicione as plantas arquitetônicas dos pavimentos em um ponto em comum, normalmente definido como a origem. Esse posicionamento é fundamental para o correto lançamento dos elementos. A primeira etapa é abrir o arquivo DXF que será usado:

  • Executar um duplo-clique sobre o arquivo para abrí-lo em uma nova janela.

A segunda etapa consiste no posicionamento da origem da planta arquitetônica. Para isso, já deve estar definido um ponto comum a todas as plantas dos diferentes pavimentos (um canto extremo da arquitetura, um ponto do elevador, etc).

Para o posicionamento da folha que será inserida sobre as pranchas, é aconselhável escolher o ponto referente ao canto inferior esquerdo.

  • selecione o comando Ferramentas-Posicionar origem;

  • indique o ponto definido como a origem;

  • acesse o comando Ferramentas-Gravar DXF;

  • selecione o mesmo arquivo DXF que foi aberto, para sobrescrevê-lo com a versão corrigida;

  • confirme o comando com "Salvar".

Todo esse procedimento descrito deve ser adotado para cada uma das plantas arquitetônicas.

Para a completa preparação do arquivo deve-se, além desse procedimento, realizar a "Conversão da escala" e a "Verificação das plantas".

tag(s): "Plantas arquitetônicas", Origem, Posicionamento