Aplica-se às versões: Eberick, Formas, Hydros e Lumine

Assunto

Como converter a escala da planta arquitetônica?

Artigo

A preparação do arquivo das plantas arquitetônicas envolve vários passos. O primeiro consiste na organização dos arquivos recebidos, conforme exposto no item "Organizando os arquivos no AutoCAD® para o lançamento".

Quando importa-se uma planta arquitetônica para o projeto, através do comando Ler DXF, é possível converter o desenho para a escala do pavimento. Todavia, convém preparar previamente as plantas, podendo deixá-las gravadas já na escala correta, evitando que isto precise ser realizado novamente.

Para realizar a conversão de escala deve-se saber, ao menos, uma dimensão contida no desenho. Informando-se ao programa este ponto e qual a distância desejada, ele pode converter a escala do desenho de forma a corresponder a estas informações.

Existe um comando que se destina, especificamente, a corrigir a escala de desenhos importados de arquivos externos: o comando Converter para escala. Deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acessar a Janela de Projeto e associar o arquivo DXF ao projeto (se este ainda não estiver associado);

  • Executar um duplo-clique sobre o arquivo para abrí-lo em uma nova janela;

  • Alterar a escala do desenho para a escala que será usada posteriormente no lançamento (usualmente, a escala 1:50);

  • Escolher uma distância que seja conhecida.

Uma escolha interessante são as paredes, caso se saiba com certeza sua largura.

tut_planta_converter_escalaEB,HY,LU

Exemplo de uma parede com 15cm de largura

  • Acessar o comando Ferramentas-Converter para escala. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Primeiro ponto";

  • Selecionar, com o mouse, os dois pontos que definem a largura de uma parede. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Distância";

  • Digitar a distância desejada entre os dois pontos e confirmar com <Enter>. Com isto, o programa converterá a escala do desenho de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada.

IMPORTANTE: Independentemente de qualquer configuração ou da escala corrente, as coordenadas informadas no ambiente CAD devem ser feitas sempre em centímetros.

  • Reenquadrar o desenho, pressionando o botão enquadrar.

Após converter a escala, deve-se verificar se esta operação foi realizada  corretamente. Caso contrário, ao utilizar uma planta com coordenadas incorretas para lançar a estrutura, pode-se ter erros significativos.

Uma forma de conferir a conversão da escala é medir outras distâncias no desenho para verificar se estas estão corretas. Para isto:

  • Acesse o comando Ferramentas-Medir;

  • Escolha uma distância a ser medida. Por exemplo, pode ser a largura de outra parede;

  • Informar os dois pontos que definem a distância. No canto inferior direito da tela, uma pequena janela indicará a distância obtida. O campo "parcial" corresponde à distância entre os dois últimos pontos.

dlg_medi EB,HY,LU

Janela de informações do comando Medir

O programa continua solicitando outro ponto, para medida de perímetros. Pressione <Enter> para encerrar o comando.

  • acesse o comando Ferramentas-Gravar DXF;

  • selecione o mesmo arquivo DXF que foi aberto, para sobrescrevê-lo com a versão corrigida;

  • confirme o comando com "Salvar".

Para a completa preparação do arquivo deve-se, além desse procedimento, realizar o "Posicionamento da origem" e a "Verificação das plantas".

tag(s): "Planta arquitetônica", Conversão, Escala