Aplica-se à: Lumine V4

Assunto

Algumas vezes quando o lançamento do projeto elétrico feito no Lumine é exportado em formato dwg ou dxf para posterior abertura em outro software de CAD, as simbologias ficam distorcidas.

Artigo

É comum o usuário exportar o projeto elétrico realizado no Lumine para posterior abertura destes arquivos em outros programas de CAD. O Lumine permite a exportação do lançamento elétrico nos formatos dwg e dxf, entre outros. Porém, algumas vezes quando estes arquivos exportados do Lumine são abertos por outros programas de CAD, como por exemplo, o AutoCAD, a simbologia se apresenta distorcida, como pode ser visto na figura abaixo.

Este problema ocorre porque a origem definida no Lumine se encontra muito afastada dos elementos lançados (peças, arquitetura, etc.). Muitas vezes a origem se encontra afastada do desenho porque não foi realizado o posicionamento da origem no Lumine (procedimento recomendado fazer logo após a importação da arquitetura).

A correção deste problema se faz de forma simples e rápida, através do procedimento detalhado abaixo:

  • Abra o Lumine e em seguida, na janela de projeto, abra um pavimento através de um duplo-clique sobre o mesmo;
  • Verifique se a ferramenta de captura “Intersecção” está ativada (o botão deve estar pressionado);
  • Acessar o menu “Ferramentas – Posicionar origem”. A linha de comando passará a indicar "Posicionar origem-Ponto de referência";
  • Selecione o ponto onde se deseja posicionar a origem. Utilize um ponto comum a todos os pavimentos para que a prumada entre os pavimentos seja garantida, como por exemplo, um canto de parede ou escada.
  • Acesse o menu “Visualizar – Enquadrar” para enquadrar o desenho;
  • Se o projeto possuir mais que um pavimento, repita este procedimento para todos os pavimentos. É importante que a origem seja definida escolhendo-se um ponto comum a todos os pavimentos, para que desta forma, os pavimentos estejam alinhados verticalmente.

Ao final deste procedimento, exporte novamente os arquivos desejados através do menu “Ferramentas – Gravar DWG/DFW”. Observe que quando estes arquivos forem abertos em outros softwares de CAD, a simbologia não estará distorcida:

tag(s): Simbologia