Aplica-se à: Lumine V4

Assunto

Ao verificar o traçado de meu projeto o programa emite uma mensagem informando que não foi encontrado esquema compatível com o circuito. O que devo fazer?

Resposta

A mensagem “Não foi encontrado esquema compatível com o circuito” está relacionada aos pontos lançados em seu projeto e aos esquemas definidos para os circuitos. Cada esquema é composto por um conjunto de pontos inter-relacionados (por exemplo, o Quadro, a Lâmpada e o Interruptor simples) e as ligações especificadas entre um e outro.

Quando o programa informa que não foi encontrado esquema compatível, há duas possibilidades que podem estar acontecendo no projeto.

1º) Esquema do circuito inadequado ao ponto lançado.

Ao definir o circuito para os pontos do projeto, o esquema determinado está inadequado os pontos definido, um exemplo é tentar lançar lâmpadas com esquema 3F+N, onde o correto seria utilizar esquema F+N ou F+F.  Abaixo segue uma tabela com os esquemas que devem ser definidos para os pontos mais utilizados em projetos.

Esquema01lu

É importante ressaltar que Lâmpada 1, Lâmpada 2, Lâmpada 3, Lâmpada 4, Tomada 1 (2P+T), Tomada 2 (2P+T) e Tomada 3 (2P+T) possuem esquemas de ligações próprios e os mesmos devem ser observados no menu “Configurações” – “Esquemas de ligações”.

Importante: Caso haja alguma dúvida sobre qual ponto utilizar para uma determinada peça, deve-se acessar o menu “Configurações” – “Peças” e verificar qual o ponto cadastrado para a mesma.

 

Exemplo 1:

O programa emite mensagem que não foi encontrado esquema compatível no circuito 1, onde os pontos são a lâmpada e o quadro de distribuição (disjuntor).

 Esquema02lu

Para corrigir, deve-se:

- Acessar o menu “Elementos” – “Gerenciador”;

- Selecionar o circuito em questão, clicar com o botão direito do mouse a após em Propriedades;

- Alterar o esquema utilizado para F+N ou F+F;

- Clicar OK para finalizar.

 

Exemplo 2:

Foi lançada uma Tomada 1 (2P+T) e o esquema do circuito está como F+N ou F+F. Este ponto deve ser alterado para Tomada 2P+T. Para isso, deve-se:

- Executar um duplo clique sobre a simbologia da tomada;

- No diálogo Símbolo, clicar em Elemento;

- No diálogo Caixa, selecionar o ponto desejado e clicar no botão “Edita”;

- No diálogo Tomada 1 (ou 2) 2P+T, alterar o subtipo para Tomada 2P+T;

- Clicar OK duas vezes para confirmar;

 

2º) Pontos lançados no projeto estão diferentes no determinado no cadastro de esquemas de ligações.

Antes de lançar pontos específicos no projeto é interessante verificar o esquema de ligação cadastrado que utilize o ponto. O programa emite a mensagem que não foi encontrado esquema compatível quando um falta ou sobra pontos lançados no projeto, ou seja, um esquema determina que seja lançado apenas um ponto e no projeto foi lançado dois. O programa só deixará de emitir a mensagem quando o esquema estiver de acordo com o cadastrado no programa.

Exemplo 1:

Interruptor sensor de presença.  Neste caso, deve ser lançado apenas 1 interruptor sensor de presença e N (várias lâmpadas). Caso sejam lançados dois ou mais interruptores o programa emitirá a mensagem informando que não foi encontrado esquema compatível com o circuito.

 Esquema03lu

 

Exemplo 2:

Lançando um esquema com fotocélula. Neste caso, deve ser lançado apenas 1 fotocélula, 1 relé de comando e N (várias lâmpadas). Caso esqueça de lançar o relé de comando, o programa emitirá a mensagem informando que não foi encontrado esquema compatível com o circuito.

tag(s): Circuito, Esquema de Ligação, Traçado