Aplica-se às versões: Lumine V4

Assunto

Como realizar a previão de circuitos de reserva no quadro de distribuição?

Artigo

Nos projetos de instalações elétricas é necessário que o projetista efetue uma previsão de aumento de carga devido às ampliações futuras na instalação. A Norma NBR 5410:2004 define que deverá ser prevista nos quadros de distribuição, uma capacidade de reserva (espaço), que permita às ampliações futuras da instalação elétrica interna, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetivamente previstos no projeto atual.

Definindo circuitos de reserva (a)Fonte: NBR5410:2004

O AltoQi Lumine V4 permite ao projetista estabelecer nos quadros de distribuição circuitos especiais com essa finalidade. O ponto crítico dessa definição é a previsão da carga extra de reserva, prevendo a expansão futura da instalação com a adição de novos circuitos. Para isso, pode-se cadastrar uma tomada com a potência desejada, estabelecendo a carga extra prevista e efetuar o lançamento da mesma com a definição do circuito especificando a aplicação do mesmo como de reserva.

Os procedimentos adotados para definição dos circuitos de reserva no Lumine seguem abaixo:

Cadastramento da tomada com a carga extra:

Para obter os procedimentos detalhados para o cadastramento de uma nova tomada no AltoQi Lumine V4 recomendo a leitura do artigo: Alterando a potência de uma tomada.

Definindo circuitos de reserva (a)Cadastro de peças

Lançamento da tomada recém cadastrada:

Após o cadastramento da nova tomada deve-se efetuar o lançamento da mesma próxima ao quadro de distribuição e também lançar os eletrodutos para definição da fiação e dimensionamento, deve-se verificar a quantidade dos circuitos de reserva conforme a Tabela 59 - Quadros de distribuição - Espaço de reserva NBR5410:2004.

 Definindo circuitos de reserva (b)Lançamento das tomadas para previsão da carga extra

Definição do circuito de acordo com a prescrição da NBR 5411:2004:

Com o lançamento das tomadas deve-se definir os circuitos através do menu Elétrico – Circuitos – Definir circuitos, selecionar as tomadas e o quadro de distribuição no Gerenciador de circuitos para adicionar os novos circuitos.

Definindo circuitos de reserva (c)Circuito de reserva

 

Definindo circuitos de reserva (d)Gerenciador de circuitos

Após a definição dos circuitos deve-se colocar a fiação e dimensionar os circuitos do projeto, com isso o cálculo do alimentador do quadro de distribuição considerará a carga dos circuitos de reserva definidos.

Definindo circuitos de reserva (e)Diagrama Unifilar – Circuitos de reserva

Ao finalizar o projeto e recomendável editar o desenho da prancha final apagando as tomadas lançadas com a finalidade da definição dos circuitos de reserva para que as mesmas não sejam executadas na instalação.

 

 

tag(s): Circuitos, Dimensionamento, Tomadas