Aplica-se à: Lumine V4

Assunto

Como devo proceder para adicionar um detalhe padrão em meu projeto?

Artigo

É comum adicionar ao final dos projetos elétricos, detalhes padrões que contêm informações mais precisas sobre algo lançado na arquitetura, tais como detalhes de um poste, do quadro de medição, detalhes das eletrocalhas e eletrodutos entre outros. Estes são apenas alguns exemplos, sendo possível incluir detalhes de qualquer espécie em qualquer desenho do projeto, a critério do usuário e conforme o tipo de representação de seu projeto.

O detalhe padrão da entrada de serviço e dos quadros de medição de sua concessionária deverá ser apresentado, de preferência, na prancha onde está lançado o seu quadro de medição e o alimentador predial de seu projeto.

O programa AltoQi Lumine V4 possui diversos detalhes da mais variada gama de concessionárias do Brasil, que podem ser utilizados em seu projeto. Daremos como exemplo a inclusão do detalhe padrão da concessionária CELESC – Entrada de serviço – Fornecimento em AT. Para incluir este desenho deve-se:

- Acessar o menu “Ferramentas” – “Símbolo” – “Inserir” (botão Inserir símbolona paleta "Construir");

- Pressionar o botão "+" ao lado das pastas “Padrões das concessionárias”, "Celesc" e “Entrada de serviço”;

- Selecionar a biblioteca Fornecimento em AT;

- Selecione o segundo símbolo da primeira linha, "Ligação aérea – trafo 225kVA (s/ esc)";

- Selecionar as opções "Inserir rotacionado em 0º" e "Inserir desagrupado";

- Pressionar "OK" para confirmar;

 Inserir símbolo

 Diálogo Inserir Símbolo

- Informar o ponto de inserção deste detalhe, clicando em algum local de seu desenho;

- Pressionar <Enter> para encerrar.

Caso o detalhe padrão desejado não esteja cadastrado no programa, é possível adicioná-lo. Para isso, sugerimos a leitura do item Cadastro dos desenhos do padrão da concessionária no Lumine V4 do artigo Cadastrando uma nova concessionária de energia.

tag(s): Concessionária, Detalhe padrão, Símbolos