Aplica-se às versões: Eberick, Hydros, Lumine e QiCAD

Assunto

Meu antivírus está acusando um vírus (trojan) no instalador do aplicativo da AltoQi. O que é isso e como eu procedo?

Artigo

Alguns programas antivírus (como o Panda Antivírus, AVG e Avast) têm detectado supostos vírus em alguns arquivos presentes nas instalações dos produtos da AltoQi (Eberick, Hydros, Lumine e QiCAD). Na verdade, esses arquivos fazem parte do pacote de instalação e não estão infectados. Outros programas, como o Norton Antivirus e o AVG, também indicam os mesmos arquivos dessa forma.

info_virus(b)_Eb, Hy,Lu,CAD_1

Tela do AVG após a detecção de suposto vírus no arquivo gendel32.ex_

Aparentemente, esses antivírus, após fazer uma varredura pelo disco rígido, detectam o suposto vírus “HackTool/Gendel.A” (no Avast, é identificado como Win32:Trojan-gen. {Delphi}) nos arquivos gendel32.ex_ e ius_x32.ex_, localizados na pasta Setup dos programas da AltoQi. Mesmo após fazer o procedimento de desinfecção dos arquivos, esses programas continuam indicando-os como infectados, pois, na verdade, o que é apontado como trojan é o próprio arquivo ‘gendel32.ex_ . A documentação online do Panda antivirus indica o seguinte: “este arquivo pode não ser um vírus, pois é utilizado legalmente em arquivos relativos ao funcionamento de vários programas”.

 

info_virus(c)_Eb, Hy,Lu,CAD_1

Tela do Avast após a detecção de suposto vírus no arquivo gendel32.ex_

O arquivo gendel32.ex_ é utilizado somente durante a instalação e desinstalação dos aplicativos da AltoQi (Eberick, Hydros, Lumine e QiCAD). Portanto, recomenda-se que essa mensagem seja ignorada e que os programas sejam utilizados sem problemas, pois todos os programas fornecidos pela AltoQi são seguros e livres de vírus.

Abaixo, mais informações sobre o suposto vírus, retirada do site do Panda Antivírus:

info_virus(a)_Eb, Hy,Lu,CAD_1.

Informações sobre o trojan Gendel32 retirados do site do Panda Antivirus

tag(s): Arquivos, Instalação, Vírus