Aplica-se às versões: QCv2, QCv3.

Outras versões: Eberick, Hydros, Lumine.

Assunto

Como converter a escala de um desenho?

Artigo

Existe um comando que se destina, especificamente, a corrigir a escala de desenhos: o comando Converter para escala. Este comando deve ser utilizado após a leitura de um desenho DWG/DXF (comando Arquivo-Importar) ou quando se deseja alterar a escala de um desenho existente no próprio programa.

Para realizar a conversão de escala se deve saber, ao menos, uma dimensão contida no desenho. Informando-se ao programa estes pontos e qual a distância entre eles, o programa pode converter a escala do desenho de forma a corresponder a estas informações.

Deve-se proceder da seguinte forma:

  • Alterar a escala do desenho para a escala que se deseja converter os elementos;

  • Escolher uma distância que seja conhecida.

Uma escolha interessante, no caso de uma planta arquitetônica, são as paredes, caso se saiba com certeza sua largura.

Para efeito de precisão, a utilização de medidas maiores é interessante, uma vez que caso o desenho original possua imprecisão, estas tendem a ser minimizadas, enquanto que para medidas maiores tendem a ser aumentadas.

tut_planta_converter_escala QiCad, HY,LU,EB

Exemplo de uma parede com 15 cm de largura

  • Acessar o comando Manipular-Converter para escala. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Selecione";

  • Selecionar os elementos a serem alterados (pode-se selecionar vários elementos em sequência, até que seja pressionado <ENTER> para confirmar a seleção). A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Ponto de referência";

  • Informar o ponto de referência, ou seja, o ponto que servirá de origem para os elementos selecionados; 

  • Selecionar, com o mouse, os dois pontos que definem a largura de uma parede. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Distância";

  • Digitar a distância desejada entre os dois pontos e confirmar com <Enter>;

  • Neste momento, se o desenho possuir algum elemento texto, será aberta uma janela perguntando se o usuário deseja escalar os textos também. Respondendo "SIM" a altura dos textos também será modificada. Isto é de fundamental importância, tendo em vista que altura informada para o texto terá o mesmo tamanho quando impressa.

Realizado estes procedimentos, o programa converterá a escala dos elementos selecionados de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada.

IMPORTANTE: Independentemente de qualquer configuração ou da escala corrente, as coordenadas informadas no ambiente CAD devem ser feitas sempre em centímetros.

  • Enquadrar o desenho, pressionando o botão enquadrar;

Após converter a escala, deve-se verificar se esta operação foi feita corretamente. Uma forma de conferir a conversão da escala é medir outras distâncias no desenho para verificar se estas estão corretas. Para isto:

  • Acessar o comando Ferramentas-Medir;

  • Escolher uma distância a ser medida. Por exemplo, pode ser a largura de outra parede;

  • Informar os dois pontos que definem a distância. Ao lado do último ponto informado, uma pequena janela indicará a distância obtida. O campo "parcial" corresponde à distância entre os dois últimos pontos.

dlg_mediQiCad, HY,LU,EB

Janela de informações do comando Medir

O programa continua solicitando outro ponto, para medida de perímetros. Deve-se pressionar <Enter> para encerrar o comando e salve o arquivo (comando Arquivo-Salvar).

Se o usuário desejar utilizar o desenho para posterior lançamento dos elementos de projeto dos softwares da linha AltoQi deverá,além desse procedimento, realizar a "Organização dos arquivos no QiCAD para o lançamento", o " Posicionamento da origem" e  "Geração de arquivos DXF para uso na linha AltoQi".

tag(s): Croqui, Importação