Aplica-se às versões: QCv2, QCv3

Assunto

Recebi os arquivos do projeto arquitetônico em formato DWG e preciso usá-los nos programas da linha AltoQi. Posso utilizar o QiCAD para fazer esta conversão?

Artigo

A extensão DWG é característica dos arquivos gravados pelo programa AutoCAD, da AutoDesk Inc., um formato não reconhecido pelos programas da AltoQi, excetuando-se o QiCAD. Para que a leitura das plantas arquitetônicas seja possível, nos programas da linha AltoQi, é necessário que estas sejam convertidas para o formato DXF, um formato público compartilhado por, praticamente, todos os programas de CAD existentes no mercado.

Fazer esse procedimento no QiCAD possui uma grande vantagem: diversas operações de compatibilização do arquivo, que devem ser feitas, no caso de se utilizar o AutoCAD, podem ser realizadas automaticamente pelo QiCAD. Por exemplo, não é necessário desagrupar os blocos antes de gerar o DXF.

Para importar o DWG para o QiCAD o usuário deve:

  • Acessar o menu Arquivo - Importar;

  • Na caixa "Arquivos do tipo", selecionar a opção "Arquivos DWG (*.dwg)";

  • Procurar o arquivo no qual se deseja trabalhar e clicar em "Abrir".

O desenho será lido e, se necessário, podem ser utilizadas as ferramentas disponíveis no programa para modificá-lo.

Usualmente, não é interessante gravar diretamente o arquivo DXF sem as modificações. Deve-se excluir os elementos desnecessários (tornando o desenho mais "limpo" e ocupando menos memória) e desagrupar as entidades complexas. Para mais detalhes, vide "Organização dos arquivos no QiCAD para o lançamento".

Realizadas ou não as modificações, o próximo passo é exportar o arquivo como DXF e, para isto, o usuário deve:

  • Acessar o menu Arquivo - Exportar;

  • Na caixa "Salvar com o tipo", escolher a opção "Arquivos DXF compatíveis AltoQi (*.dxf)";

  • Informar o nome e a pasta desejados para o arquivo.

O procedimento é o mesmo descrito anteriormente para o caso de se utilizar o QiCAD Viewer. Porém, como o QiCAD Viewer é uma versão limitada, de utilização livre, o usuário não poderá modificar o desenho antes de exportá-lo.

Este procedimento pode ser adotado também quando é recebido um arquivo já em formato DXF mas que apresentou problemas para ser lido ou para exportar um desenho feito no próprio QiCAD (com a extensão .CAD) para o formato DXF. Neste segundo caso, será usado o comando Arquivo - Abrir ao invés do Arquivo - Importar.

tag(s): Importar