Aplica-se às versões: QCv3; QCv4

Assunto

Como importar um selo padrão em formato DWG para o QiCAD V4?

Artigo

Um processo que é bastante simplificado utilizando os recursos de gerenciamento do projeto do QiCAD V3, é a inserção automática de margens em diversas pranchas simultaneamente. Para tanto, é necessário criar primeiramente um selo padrão em formato .CAD, particular a cada usuário, que será inserido nas pranchas de detalhamento.

Geralmente, os usuários dispõem de pranchas e selos em formato .DWG utilizados para finalizar os desenhos de detalhamento. Em muitos casos, eles estão em milímetros e sem uma origem (coordenadas 0,0) pré-definida. Os softwares da AltoQi sempre geram as pranchas (formato .PRC), detalhamentos (formato .CAD) ou mesmo um arquivo .DXF em centímetros e com a origem na extremidade inferior esquerda da folha. Portanto, é necessário que o selo padrão também esteja nestas condições.

Primeiramente deve-se importar o selo em formato .DWG para o QiCAD V3, conforme procedimento abaixo:

  • Acessar o menu Arquivo-Importar;

  • Em “Arquivos do tipo”, escolher a extensão “Arquivos DWG (*.DWG)”;

  • Em “Examinar”, procurar o caminho onde se encontra o arquivo em formato DWG.

Inser__o__selo_padrao_QiCad__V3(a) QiCAD.

Diálogo Importar arquivo

O arquivo .DWG que contém o selo padrão no AutoCad deve estar no “Model Space” e não no “Paper Space”.

Quando o selo padrão em formato .DWG estiver aberto no QiCAD V3, deve-se executar dois comandos para adequá-lo aos softwares da AltoQi, que são:

1) Comando “Escalar”

Proceda conforme abaixo

  • Acesse o menu Manipular-Escalar;

  • Selecione todo o desenho e pressione <Enter>;

  • Como ponto de referência, clique no centro do desenho;

  • Utilize o fator de escala igual a 0,1, que corresponde a 1/10 (conversão de milímetros para centímetros);

  • O programa emitirá o aviso:

Inser__o__selo_padrao_QiCad__V3(b) QiCAD.

Mensagem de aviso

  • Clique “Sim”.

Dessa maneira, o desenho será convertido da unidade de milímetros para centímetros.

Caso o desenho original tenha sido feito em unidade de metros, deve-se escalar os elementos utilizando com um fator de 100 vezes, (conversão de metros para centímetros, uma vez que se deve utilizar sempre esta unidade no programa).

2) Comando “Posicionar origem”

Conforme já dito, os softwares da AltoQi sempre geram as pranchas (formato .PRC), detalhamentos (formato .CAD) ou mesmo um arquivo .DXF em centímetros e com a origem na extremidade inferior esquerda da folha.

Inser__o__selo_padrao_QiCad__V3(c) QiCAD

Origem do desenho

Devido a isso, o selo padrão também deve estar na mesma coordenada dos desenhos gerados pelos softwares da AltoQi. Somente assim eles estarão corretamente sobrepostos. Para tanto, proceda conforme abaixo:

  • Acesse o menu Ferramentas – Posicionar origem;

  • Adote como ponto de referência a extremidade inferior esquerda, conforme mostrado na figura acima. O comando é encerrado automaticamente.

Para finalizar a adaptação de um selo padrão na extensão .DWG, deve-se salvá-lo no formato proprietário do QiCAD V3, cuja extensão é .CAD. Após as alterações descritas acima, acesse o menu Arquivo-Salvar ou diretamente pelo botão salvar. Para facilitar a identificação o selo, é interessante associar o nome do arquivo ao tamanho da margem, que geralmente estão nos formatos A0, A1, A2, A3 e A4.

O Eberick, Hydros e Lumine possuem configurações que possibilitam adotar as dimensões da prancha, as dimensões do selo e a coordenada inicial para inserção do desenho na prancha antes da geração dos detalhamentos. Realizando a mesma configuração de folha nestes programas e no QiCAD, ao inserir o novo selo sobre arquivos do Eberick, Hydros e Lumine, os desenhos serão enquadrados automaticamente dentro da margem. Maiores informações podem ser acessadas em "Inserção de margem e selo nas pranchas"

3) Inserção do selo

Após criar um projeto novo no QiCAD V3, acessar o menu contexto, pressionando o botão direito do mouse sobre o nome do Projeto e selecionando a opção Inserir-Arquivos.

Inser__o__selo_padrao_QiCad__V3(d) QiCAD

Gerenciador de projetos do QiCAD V3

Após acessar o comando acima, será aberto um diálogo de inserção da margem. Nesta etapa o usuário poderá inserir o arquivo contendo a margem com selo padrão, que pode ser o recém criado, explicado neste artigo, ou os padrões que acompanham o QiCAD V3.

Conforme informando acima, uma das principais funções do gerenciador de projetos do QiCAD V3 está na possibilidade de criar selos e pranchas padrão em formato .CAD, de modo que dados como responsável técnico, proprietário da obra, numeração das pranchas entre outros, serão preenchidos automaticamente pelo programa. Para tanto, o selo deve ter seus textos convertidos para Campos, sendo que estes deverão estar vinculados às propriedades definidas para o projeto ou desenhos. Maiores informações em "Preenchendo o selo automaticamente", "Preenchimento incorreto do selo"

tag(s): Prancha