Aplica-se às versões: QCv2, QcV3, QCv4

Assunto

Como definir as espessuras de linhas para imprimir um desenho?

Artigo

A utilização de espessuras distintas tem o objetivo de diferenciar partes do desenho, especialmente quando se faz a impressão em preto e branco, o que é usual. Pode-se usar espessuras maiores para as linhas que se deseja destacar (linhas de parede, por exemplo) e menores para os elementos auxiliares (cotas, por exemplo).

No QiCAD existem duas abordagens para configurar as espessuras das linhas:

Associando as espessuras de linhas para cada elemento

Para cada elemento de desenho é definida a propriedade Espessura de linha. Esta propriedade tem o objetivo de atribuir a espessura na qual o elemento será desenhado e impresso. Como padrão os elementos são criados com a propriedade Espessura de linha definida como "Nível", porém esta propriedade pode ser editada através Janela de Propriedades e assumir os seguintes valores:

  • Um valor de espessura entre 0.00 e 2.11 mm (onde o valor de 0.00 mm significa que será usada a menor espessura possível);

  • "Nível": Atribui ao elemento a espessura do nível no qual foi inserido. Desta forma, caso seja modificada a espessura de linha do nível, será alterada automaticamente a espessura de linha de todos os elementos deste nível de desenho que possuem a espessura “Nível”;

  • "Padrão": Ao invés de definir uma espessura de linha para o elemento, pode-se dizer que este possui a espessura de linha “Padrão”. Quando se faz isto, o elemento é desenhado na espessura definida na configuração Preferências, grupo "Desenho", item "Espessura padrão". Desta forma, caso seja modificada a espessura padrão configurada, será alterada automaticamente a espessura de linha de todos os elementos que possuem a espessura “Padrão”.

Devido a propriedade Espessura de Linha ser independente para cada elemento, nada impede que se tenha elementos inseridos em um mesmo nível de desenho e com mesma cor, mas com espessuras diferentes.

A forma usual de se trabalhar, é definir a propriedade Espessura de linha como "Nível" para elementos, nos quais for aplicável uma espessura "Padrão" para o nível.

Associando as espessuras de linhas às cores

Alguns usuários podem trabalhar com o conceito de espessura de linha associada às cores, ou seja, todos os elementos que estiverem em uma determinada cor serão desenhados e impressos com a mesma espessura de linha. Este procedimento é comummente adotado por usuários do software AutoCAD.

Para que esta abordagem seja possível o QiCAD apresenta a configuração Espessura das cores. Após definir as espessuras de cada cor pode-se utilizar o comando Aplicar configurações. Este comando é utilizado geralmente momentos antes da impressão, fazendo com que os elementos em uma mesma cor tenham sua espessura alterada para uma única.

É usual que no momento da criação dos elementos o usuário insira os elementos que terão a mesma espessura com a mesma cor. Um aspecto negativo desta abordagem é que, para desenhos complexos, a adoção deste procedimento pode gerar confusão no desenho, pois elementos diferentes que terão a mesma espessura, deverão ser desenhados com a mesma cor.

tag(s): Desenho, Impressão