Aplica-se às versões: QCv2, QCv3, QCv4

Assunto

Qual deve ser o procedimento para recuperar o trabalho desenvolvido, quando o arquivo .cad for corrompido?

Artigo

Quando ocorre algum problema com o arquivo principal do desenho (.CAD),  devido a um travamento do programa ou uma queda de energia existem, ainda, três alternativas para recuperar o trabalho realizado.

O procedimento mais indicado é abrir novamente o programa e verificar se foi gravada uma cópia de segurança temporária. Caso ela tenha sido gerada será emitida, automaticamente, a seguinte mensagem: "Foi encontrada uma cópia de segurança (gravada automaticamente) de um desenho. Gostaria de recuperá-lo?". Se for respondido "Sim", os desenhos são abertos e podem ser gravados novamente. Caso contrário eles serão excluídos. Maiores informações veja Cópia de segurança.

Recuperacao_de_arquivo(a) QiCAD

Diálogo de recuperação de arquivos  

Se por algum motivo for respondido "Não" ou se as cópias de segurança temporárias não foram geradas, recomenda-se abrir o arquivo .CAD-BAK, pois é o arquivo com informações mais recentes. Para isso:

  • Abra o programa e acesse o comando Arquivo - Abrir;

  • No campo "Arquivos do tipo", selecione "Cópia de segurança (*.cad-bak)";

  • Abra o arquivo com o mesmo nome do arquivo de projeto, porém com extensão .cad-BAK.;

  • Caso essa alternativa resulte em erro, faça o mesmo processo para abrir o arquivo com extensão .SAV, porém no campo "Arquivos do tipo", selecione "Cópia de segurança (*.cad-sav)";

  • Quando um dos procedimentos der resultado positivo, salve o arquivo recém aberto com outro nome (através do comando Projeto-Salvar arquivo como), diferente do antigo.

Se as alternativas com os arquivos  .BAK e .SAV fracassarem, consulte o departamento de Suporte.

tag(s): Projeto