Aplica-se às versões: QCv3, QCv4 (Módulo Armaduras)

Assunto

Ao importar detalhamentos de armadura gerados do Eberick, este contém informações como volume de concreto e área de forma. Porque ao desagrupar o desenho para editar os elementos essas informações são perdidas?

Artigo

Para editar um detalhamento no QiCAD não é necessário desagrupar os elementos. Deve-se apenas editar o detalhamento executando um duplo clique do mouse sobre o mesmo, ou executando o comando Armaduras-Detalhamentos-Editar.

Detalhamento é uma parte agrupada do desenho que tem características adicionais em relação a um Grupo. Cada Detalhamento tem um nome e pode ser editado em uma janela separada.

Por exemplo, ao importar uma prancha (arquivo .PRC) do Eberick e executar o comando Armaduras-Detalhamentos-Exibir somente layout, ou botão detlayout, tem-se uma visualização similar ao da figura abaixo:

 

Propriedade_detalhamento(a) QiCAD

Exemplo de Detalhamento de pilares (modo layout)

Cada elemento apresentado na figura acima possui um conjunto de informações que refletem na relação do aço. Por exemplo, ao selecionar o pilar P1, pode-se visualizar as seguintes informações na janela de propriedades (Janela_propriedades):

Propriedade_detalhamento(b) QiCAD

Propriedades do Detalhamento (Pilar P1)

  • Nome: Nome do detalhamento;

  • Repetições: multiplicador do detalhamento para fins de relação de materiais, com o valor padrão 1;

  • Pavimento: nome do pavimento, que pode ser livremente informado;

  • Grupo: nome do grupo ao qual pertence o Detalhamento, que também pode ser livremente informado, e está relacionado com a divisão Vigas / Lajes / Pilares / Escadas / Fundações feita no Eberick;

  • Volume de concreto: volume definido para o Detalhamento como um todo, mesmo que este englobe vários desenhos;

  • Área de forma: área definida para o Detalhamento como um todo, mesmo que este englobe vários desenhos.

Estas informações são utilizadas pelo programa para gerar o Resumo de materiais. Assim, as informações como Repetições, Vol. de concreto e Área de forma, irão influenciar diretamente na relação de materiais, enquanto outras como Pavimento e Grupo são utilizadas para separar o Resumo de materiais em cada pavimento ou tipo de elemento.

Outra maneira de verificar os detalhamento presentes no desenho ou para editar alguma destas informações é acessando o menu Armaduras-Detalhamentos-Gerenciar.

Propriedade_detalhamento(c) QiCAD

Gerenciar Detalhamentos

Caso um detalhamento seja desagrupado (comando Manipular-Desagrupar), estas informações como Repetições, Vol. concreto e Pavimento ao qual o detalhamento pertence serão perdidas. Apenas será mantida a Relação de Aço dos elementos desenhados.

Além de permitir a importação de arquivos do Eberick, também é possível criar novos detalhamento no QiCAD, porém neste caso, deve-se preencher manualmente as propriedades do detalhamento. Para criar um novo detalhamento utiliza-se o comando Armaduras-Detalhamentos-Criar, ou botão criardetalhamento ou Armaduras-Detalhamentos-Converter elementos.

tag(s): Desenho