Aplica-se às versões: QCv4

Assunto

Como posso padronizar a apresentação das pranchas de desenho do projeto?

Artigo

Em projetos de engenharia, é comum dispor de muitos desenhos apresentados em diversas pranchas ou arquivos separados. As informações gráficas contidas nestas pranchas geralmente ocorrem repetidamente em vários arquivos do projeto como, por exemplo, o desenho da cotas. Contudo algumas vezes é preciso alterar as propriedades desses elementos como a cor e espessura das linhas para melhorar a apresentação dos desenhos.  Desta forma, torna-se necessária uma ferramenta que possibilite padronizar da apresentação final de todos os desenhos, sem que o usuário precise editar cada arquivo individualmente. Para isso, o QiCAD dispõe do Gerenciador de Arquivos.

Através do Gerenciador de Arquivos do QiCAD, é possível inserir de uma só vez informações referentes à níveis de desenho, espessura das linhas,  cotas, textos, entre outras, ganhando produtividade e garantindo padronização dos desenhos. As alterações poderão ser aplicadas em apenas um arquivo, uma pasta ou subpasta de desenhos, ou em todos os desenhos do projeto.

Gerenciador de Arquivos

Através do QiCAD é possível agrupar as diversas pranchas e desenhos relacionados a um objetivo comum através do conceito de Projeto, que permite organizar de várias formas todos os arquivos necessários à documentação, atualização, impressão de um projeto entre outras funcionalidades. A organização através de um projeto possibilita a edição do mesmo por várias pessoas que estejam em uma rede local de computadores. Com isso, há um ganho de produtividade e confiabilidade, bastando que o local de armazenamento do projeto seja comum à todas cópias do QiCAD instaladas.

Desta forma, os arquivos não são mais tratados de forma independente  mas, como parte de um contexto.  A partir do projeto, todos os arquivos inseridos passam a compartilhar das mesmas configurações, com a finalidade de manter um padrão para todas as impressões geradas e enviadas,  facilitando a edição de diversos arquivos com a mesma tipologia (arquivos de desenho, arquivos de texto, etc.).

O projeto e seus arquivos relacionados pode ser visualizado e gerenciado através da Janela de Projeto.

 Padronizando_os_desenhos_do_projeto(a2) QiCAD

 

Janela de Projeto

Para alterar as configurações de diversos desenhos ou pranchas simultaneamente (como níveis, espessuras de linha, entre outros), é necessário que estes estejam inseridos em um mesmo projeto.

Alterando os Níveis de desenho

Para alterar as configurações de um nível (como cor, espessura de linha ou tipo de linha) em todos os desenhos do projeto, selecione o Menu Configurações - Níveis de desenho (ou o ícone Padronizando_os_desenhos_do_projeto(a) QiCAD). Altere as informações referentes aos níveis de desenho que forem convenientes e clique em OK. Estas alterações são aplicadas automaticamente a todos os arquivos inseridos no projeto.

 

Padronizando_os_desenhos_do_projeto(b) QiCAD

Alteração dos níveis de desenho

Para que as alterações de espessura de linha tenham efeito na tela, é preciso habilitar esta opção no menu Editar - Configurações, selecionando as configurações de Sistema e, nas opções de Preferências de desenho, marque SIM para o item 'Indicar espessura de linha'. Caso contrário, a espessura das linhas será diferenciada apenas na impressão dos desenhos.

Alterando as demais configurações de desenho

Além das propriedades apresentadas acima, pode-se padronizar as configurações dos desenhos do projeto. Existem duas formas de realizar este procedimento:

1 - Alterando o arquivo corrente:

Abra o arquivo dentre os quais se deseja padronizar, acesse o menu Editar - Configurações e selecione a opção Desenho ('Nome do Projeto'). Edite as configurações que desejar e, para finalizar, clique em OK.

 

Padronizando_os_desenhos_do_projeto(c) QiCAD

Janela de Configurações de Desenho

2 - Alterando um ou mais arquivos diretamente através do gerenciador de arquivos.

Para aplicar estas configurações em vários arquivos simultaneamente, acesse a janela de projeto (caso ela não esteja ativada na tela, clique sobre o ícone Padronizando_os_desenhos_do_projeto(d) QiCAD), clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta que deseja incorporar a padronização e selecione a opção 'Aplicar Configurações'.

Para realizar as alterações de configuração em todos os desenhos do projeto, mantenha os arquivos do projeto fechados e acesse o menu Editar - Configurações. Altere as configurações de desenho do projeto conforme apresentado anteriormente e clique sobre o botão 'Aplicar'. Prossiga selecionando os arquivos a serem alterados (ou todos os arquivos, para alterar o projeto inteiro) e as configurações a serem aplicadas, e clique no botão 'Aplicar'. Novamente, os arquivos selecionados serão abertos automaticamente pelo QiCAD. Feche-os individualmente ou através do comando Arquivo - Fechar Todos.

 

Padronizando_os_desenhos_do_projeto(e) QiCAD

 

Selecionando a função Aplicar Configurações

 

Na janela de diálogo que será aberta,  são apresentados os desenhos a serem alterados e quais as configurações que serão modificadas  também. Selecione os desenhos e configurações de interesse, clique no botão 'Aplicar' e confirme suas opções, clique no botão 'Sim'.

 

Padronizando_os_desenhos_do_projeto(f) QiCAD

Janela de diálogo - Aplicar Configurações

 

Padronizando_os_desenhos_do_projeto(g) QiCAD

Confirmação da alteração dos arquivos.

 

Caso a opção 'Incluir subpastas' não estiver selecionada, apenas os arquivos encontrados na pasta em questão serão apresentados na janela esquerda do diálogo (sem considerar os arquivos de eventuais subpastas daquele local). Caso seja selecionado diretamente um arquivo, esta opção não terá nenhum efeito.

Os arquivos selecionados que estiverem fechados, no momento da alteração das configurações, serão automaticamente abertos pelo QiCAD, para que as novas considerações tenham efeito. Caso não seja necessário utilizá-los neste momento, basta fechar os arquivos (não é necessário salvá-los para manter as alterações, uma vez que as mesmas  já foram aplicadas automaticamente). Pode-se usar o comando Arquivo - Fechar Todos se não for necessário manter os desenhos abertos.

Se o gerenciador encontrar um arquivo com o status 'Entregue' dentre os desenhos selecionados, ao abri-lo será apresentada a janela de Controle de Revisões, onde será oferecida as opções de salvar alterando o status para 'Em Construção', ou criar uma nova revisão do desenho. Caso o usuário não queira alterar o desenho já entregue, basta clicar no botão 'Cancelar' e o mesmo manterá as configurações do desenho enviado. Saiba mais sobre o controle de revisões.

Além disso, no QiCAD é possível importar as configurações de um outro arquivo, seja este parte ou não do projeto. Para se aplicar as configurações apresentadas em um arquivo de desenho específico, na Janela de Configurações clique sobre o botão 'Importar' e selecione o arquivo. Selecione as configurações a serem copiadas deste desenho e clique em OK. Para aplicá-las, clique sobre o botão 'Aplicar'. Mais...

tag(s): Prancha