Aplica-se às versões: QCv4

Assunto

O que é e como funciona o gerenciador de arquivos do QiCAD?

Artigo

No QiCAD, é possível trabalhar com desenhos individuais .CAD ou com um conjunto de desenhos e arquivos que formam um projeto completo. Ao trabalhar com os desenhos associados a um projeto, o usuário dispõe de uma série de recursos que visam organizar e otimizar o processo de apresentação final do projeto.

O QiCAD trabalha no formato .cad, mas dentro do gerenciador é possível associar arquivos de qualquer outro programa. Ou seja, é possivel associar tanto documentos de texto (.doc) e planilhas de cálculo (.xls), por exemplo, como outros arquivos de desenho, com extensão dwg ou dxf. Em conjunto com o módulo Editor de armaduras, pode-se também importar arquivos de pranchas (extensão .prc) ou de detalhamento (extensão .dts) gerados pelo Eberick e as propriedades das armaduras são mantidas, permitindo edições e geração de resumos das armaduras atualizada.

Estes arquivos serão gerenciados a partir de uma ferramenta chamada Janela de Projeto.

Utilizando_o_Gerenciador_de_Projetos(a) QiCAD

Janela de Projeto

A janela de projeto é estruturada em forma de árvore, com pastas e sub pastas disponível dentro do QiCAD onde serão dispostos os desenhos e documentos do projeto. Ao criar um novo projeto, o usuário pode utilizar os modelos de organização pré-definidos ou criar sua própria organização das pastas do projeto. Em geral a árvore do projeto irá apresentar os seguintes itens:

  • icone_pasta  Pastas: podem conter arquivos de desenho ou outras pastas/pranchas.

  • icone_prancha  Pranchas: similar as pastas, porém com propriedades pré-definidas, que serão utilizadas para o preenchimento automático do selo, como por exemplo, na numeração dos arquivos contidos nesta Prancha.

  • Arquivos: é possível inserir qualquer arquivo na janela do gerenciador. Para os arquivos cad, dwg e dxf será exibido respectivamente os ícones icone_cad,icone_DWG e icone_DXF. Para os demais arquivos será exibido o ícone correspondente e a sua extensão ao lado do nome. Dependendo do tipo de arquivo, ao clicar sobre o mesmo na janela Projeto do QiCAD, este será aberto pelo programa original onde foi gerado.

Uma vez criado o projeto, o usuário poderá utilizar os comandos do Gerenciador para criar novas pastas, novos arquivo e inserir arquivos já existentes.

Através do gerenciador de arquivos, além da organização dos arquivos do projeto e facilidade de acessá-los pois estão dentro do QiCAD, são disponibilizados alguns ítens principais que melhoram o trabalho de finalização do projeto destacadas abaixo:

Ferramentas de produtividade do Gerenciador

  • Padronização dos desenhos: é possível adotar uma configuração padrão para todos os desenho. Uma vez que todos os arquivos estão dentro de um mesmo projeto, eles compartilham as mesmas configurações (como cor e espessura das linhas), facilitando a padronização dos desenhos e garantindo qualidade na apresentação final do desenho. Mais informações em "Padronizando os desenhos do projeto".

  • Preenchimento automatizado dos selos: aplicar margens e selos de forma otimizada, com preenchimento automático do selo, incluindo a numeração das folhas. Mais informações em "Preenchendo o selo automaticamente".

  • Operações em lote: com o gerenciador é possível imprimir diversos arquivos simultaneamente, compactar e enviar os arquivos por e-mail ou exportar lotes de arquivos nos formatos dwg e dxf, podendo realizar cada comando com uma única operação. Mais informações em "Imprimindo arquivos simultaneamente"

    Com a utilização da Janela Projeto pode-se otimizar os procedimentos de exportação dos arquivos através de uma janela de controle, sendo possível definir o formato de exportação de diversos arquivos CAD simultaneamente. Pode-se exportar os desenhos para os formatos .dxf e .dwg.

    A compactação de arquivos pode ser realizada diretamente da Janela Projeto. Esta ferramenta permite a compactação de todos os arquivos do projeto, separadamente ou individualmente, ordenando-os ou não conforme a hierarquia visualizada na Janela.  Estando o arquivo compactado, pode-se enviá-lo através de e-mail diretamente a partir do QiCAD, podendo-se estabelecer uma mensagem padrão para os destinatários.

     

  • Controle de revisões: oferece ferramentas para documentar as modificações realizadas sobre desenhos já entregues. Mais informações em Controle de revisões.

    Ao gerenciar um projeto, é comum que revisões sejam feitas em alguns desenhos após os mesmos terem sido considerados finalizados. A Janela Projeto gerencia essas revisões feitas aos desenhos, preenchendo o número da revisão e seu comentário automaticamente no respectivo selo do desenho. Com isso, tem-se um controle preciso das alterações realizadas nos desenhos.

  • Resumo de materiais: Em conjunto com o módulo  Editor de armaduras que permite o desenho de armaduras, é possível gerar uma relação de aço atualizada de um lote de arquivos ou de todo o projeto (Resumo de materiais).  Mais informações em "Gerando Resumo de Materiais no QiCAD".

Com a automação de várias etapas de trabalho é possível diminuir consideravelmente o tempo de finalização dos desenhos e do projeto, sendo que o resultado se dá de forma organizada e padronizada.

tag(s): "Gerenciador de arquivos"