Aplica-se às versões: QCv4 (Módulo Armaduras)

Assunto

Como gerar um resumo de materiais de todo o projeto no QiCAD?

Artigo

No QiCAD pode-se trabalhar de duas formas, com arquivos isolados ou então com arquivos associados a um projeto. O primeiro modo é utilizado por grande parte dos programas tipo CAD, onde as informações (como o Resumo de Aço) ficam presentes em cada arquivo não havendo uma união delas pelo programa. Com o  Gerenciador de Desenhos do QiCAD é possivel agrupar estes arquivos de acordo com projeto a que pertencem, facilitando a organização dos mesmos e permitindo  também a geração de relatório que agrupem as informações presentes em todos os arquivos.

Este artigo irá falar especificamente do Resumo de Materiais de arquivos associados a um projeto no QiCAD, o qual necessita do Módulo Editor de Armaduras do QiCAD, e que  permite gerar tanto um relatório com o resumo de uma prancha isolada, quando das pranchas de um pavimento ou então do projeto completo. Este recurso facilita a criação de resumo para realizar orçamento e/ou compra destes materias utilizados no projeto estrutural.

Maiores informações sobre a criação de projeto no gerenciador de desenhos podem ser encontradas na ajuda do programa em "Criar novo projeto" e no artigo "Utilizando o Gerenciador de Arquivos do QiCAD".

Para gerar este relatório, deve-se abrir o projeto no QiCAD e acessar o menu de contexto, clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta que contenha os arquivos de origem que deseja gerar o Resumo de Materiais, e clicar na opção “Resumo de materiais...”. Por exemplo, para gerar um resumo de materiais de todo o projeto, pode-se clicar sobre a pasta "Desenhos" que contém todos os pavimentos do projeto, ou, se desejar gerar um resumo apenas de um dos pavimento, clique com o botão direito do mouse apenas sobre o pavimento desejado e escolha a opção "Resumo de materiais". Neste caso, será apresentado um resumo do pavimento "Cobertura".

Gerando_um_Resumo_de_Materiais_no_QiCAD(a) QiCAD

Acessando comando “Resumo de materiais...”

Automaticamente o programa irá gerar um relatório conforme as configurações definidas em Editar - Configurações – Relatório, onde se pode mudar a fonte de cada grupo de textos e o tipo de arquivo gerado para visualização (HTML ou RTF). O formato “HTML (interno)” pode ser visualizado no próprio QiCAD, porém não permite edição. Mudando a opção para “RTF (WINWORD)” o Resumo de Materiais é aberto no editor de texto padrão, permitindo editar os valores, estilos ou formatação do documento.

O relatório apresentado é separado em três tabelas, possuindo as seguintes características:

  • Na primeira tabela são totalizados Aço, Concreto, Forma e Consumo de aço, agrupados em relação às propriedades de pavimento e elemento estrutural.

  • Na segunda é totalizado Aço, separado por bitola, agrupados de acordo com o grupo de elementos.

  • Na terceira são totalizados Aço, Concreto,  Forma e Consumo de aço, agrupados por elemento de detalhamento e considerando o total dos pavimentos.

Gerando_um_Resumo_de_Materiais_no_QiCAD(b) QiCAD

Resumo de Materiais gerado em RTF

A configuração da porcentagem de peso adicional de aço apresentada no relatório, que inicialmente é configurada como 10%,  pode ser modificada de acordo com a preferência do usuário em Editar - Configurações – Editor de Armaduras.

  • O resumo de aço presente neste relatório são obtidos automaticamente a partir das armaduras desenhadas nas pranchas. Assim, caso sejam realizadas modificações nos desenhos, seja apagando ou criando novas armaduras ou alterando seus comprimentos e bitolas é possível gerar um novo relatório sempre atualizado.

  • Os dados de área de forma e volume de concreto presentes neste relatório são obtidos nas propriedades de cada elemento "Detalhamento". No caso de pranchas geradas através do software AltoQi Eberick estas informações já vem preenchidas automaticamente ao importar os detalhamentos para o QiCAD. Para as situações onde forem realizadas modificações na forma ou então criados novos detalhamentos inteiros utilizando o QiCAD, a atualização destes valores deve ser feita manualmente. Esta alteração pode ser realizada acessando o menu Armaduras - Detalhamentos - Gerenciar.., onde é exibido a lista de detalhamentos presentes no arquivo e suas caracteristicas (Grupo, Vol. Concreto e Área forma), permitindo a edição.

Gerando_um_Resumo_de_Materiais_no_QiCAD(e) QiCAD

Gerenciador de detalhamentos

O QiCAD automaticamente salva o Resumo de Materiais gerado, independente do formato escolhido, na pasta “Relatórios” utilizando a mesma hierarquização de subpastas do projeto do QiCAD. Assim, é possível visualizar o relatório efetuando um duplo clique no arquivo diretamente pela janela de projeto, facilitando a visualização destes resumos posteriormente.

Gerando_um_Resumo_de_Materiais_no_QiCAD(c) QiCAD

Hierarquia de subpasta dos “Desenhos” e “Relatórios"

tag(s): Projeto