Aplica-se às versões: QCv4 (Módulo Armaduras)

Assunto

Como fazer uma Relação de Aço de um conjunto de arquivos para compor um caderno de detalhamento?

Artigo

No QiCAD V4 com o Módulo de Editor de Armaduras e o Gerenciador de Arquivos é possível realizar o Controle de relação de aço individualmente para cada arquivo ou para um grupo de arquivos que estão em uma pasta do projeto, buscando otimizar o gerenciamento dos elementos Armadura destas pranchas.

Este recurso é interessante nos casos em que se deseja criar uma Relação de Aço de um conjunto de vários desenhos, muito comum quando é gerado o detalhamento de elementos isolados para a criação de um caderno de detalhamento em formato de folha A4 ou A3, onde é colocada apenas uma tabela de RA para todos os elementos no final deste caderno.

O comando “Controle da relação de aço” está disponível apenas quando estamos trabalhando com um projeto no gerenciador de arquivos do QiCAD e é habilitado através do menu de contexto na Janela Projeto  (clicando com botão direito do mouse sobre a pasta que deseja fazer o controle e selecionando a opção  “Controle da relação de aço...”).

Controle_da_Rela__o_de_A_o_para_caderno_de_detalhamentos(a) QiCAD

Menu contexto da Janela Projeto

Dessa forma, será apresentado uma janela semelhante a mostrada abaixo.

Gerando_um_Resumo_de_Materiais_no_QiCAD(d) QICAD

Janela Controle da relação de aço

Este controle está relacionado com a organização da relação de aço. Utilizando a opção “Desenhos independentes” o controle será realizado por desenho separadamente, utilizando o modo de controle configurado em Editar – Configurações – Desenho - Editor de armaduras. Utilizando a opção “Pasta atual” o controle será realizado na pasta do projeto selecionada (incluindo as subpastas), sendo necessário escolher o modo de controle na própria janela.

Ao escolher a opção “Pasta atual” o ícone da pasta será alterado para controle_pasta_aberta, facilitando a visualização das pastas que utilizam esta configuração.  

Os modos de controle disponíveis, para ambos os casos, são: Global, Individual e Sequencial. Mais informações sobre estas opções podem ser obtidas em Controle de relação de aço.

  • Global: Neste tipo de controle as barras iguais terão sempre a mesma numeração para todos os elementos dos desenhos, que poderá estar em qualquer arquivo contido na pasta selecionada para fazer o "Controle da relação de aço". A RA é ordenada por aço e bitola.

  • Individual: A numeração das barras inicia com N1 a partir de cada elemento. A igualdade das barras só é verificada dentro do elemento, e a relação é ordenada por elemento e N.

  • Sequencial: A numeração das barras é feita por elemento, porém sem repetição. Uma nova barra será sempre numerada com o próximo N disponível. A relação é ordenada por elemento e N.

Com a opção “Pasta atual” selecionada é possível criar uma Relação de Aço contendo todos os detalhamentos de um grupo de desenhos, conforme será apresentado no exemplo a seguir.

Exemplo de aplicação

Neste exemplo será utilizado um projeto que possui pranchas em formato A3 para a criação de um caderno de detalhamento, onde a Relação de Aço abrange todos os elementos de um pavimento e ficará posicionado na prancha final.

O projeto criado organiza os detalhamentos por pastas e subpastas que contém os elementos estruturais, facilitando o controle das pranchas.

Maiores informações sobre a criação de projeto no gerenciador de arquivos podem ser encontradas na ajuda do programa em "Criar novo projeto"

Após a criação do projeto foram importados arquivos PRC, gerados no software AltoQi Eberick, que incluíam o detalhamento de todos os elementos estruturais do pavimento “Tipo 1”, organizados conforme figuras "Projeto Exemplo..." apresentadas na seqüência deste artigo. Estes arquivos PRC foram criados segundo o artigo Gerando pranchas de todo o projeto, criando um arquivo para cada tipo de elemento.

Com o projeto criado no QiCAD é possível definir o controle da relação de aço que será utilizada. Neste exemplo utilizaremos o controle tipo “Sequencial” por pavimento. Desta forma, a RA mostrará as armaduras separadas por elemento e numeração de forma continua. Para realizar esta configuração, proceda da seguinte forma:

  • Clique com o botão direito do mouse na pasta desejada e acesse a opção “Controle da relação de aço...”;

  • Na janela seguinte habilite a opção “Pasta atual” e o tipo “Sequencial”;

  • Clique em “OK”.

Verifique que o ícone da pasta será alterado para controle_pasta_aberta, mostrando que está sendo aplicada a configuração de “Pasta Atual”.

Gerenciador/Controle_da_Rela__o_de_A_o_para_caderno_de_detalhamentos(b) QiCAD

Projeto Exemplo: Controle de RA definido na pasta Tipo 1

Pode-se então criar a Relação de Aço que englobará todos os elementos presentes na pasta “Tipo 1”, conforme os procedimentos a seguir:

  • Clique com o botão direito sobre a pasta “Tipo 1”, na janela de projeto e acesse Novo – Arquivo;

  • Definia um nome para o arquivo; neste exemplo chamamos de "RA";

  • Abra este arquivo insira uma Relação de Aço em Armadura – Relação de aço – Inserir RA ou através do botão ra;

  • Selecione um ponto para inserir a tabela de RA.

 

Como em algumas situações a lista de armaduras pode ficar grande, esta tabela pode ser configurada de modo a ser dividida em colunas, para facilitar a impressão no formato paisagem.  A mudança é realizada na janela Propriedades da tabela de Relação de Aço, item “Colunas”.

Para que a relação de aço apresentada contemple todas as armaduras da pasta de origem, o novo arquivo criado com a RA não deve possuir nenhuma armadura presente no desenho. Se este arquivo possuir algum detalhamento, a Relação de Aço irá apresentar somente a armadura desse detalhamento.

Esta Relação de Aço mostrará a armadura de todos os desenhos contidos na pasta em que foi criada, seguindo as características do modo de apresentação escolhido, podendo ainda utilizar os modos Global e Individual, já comentados anteriormente.

Controle_da_Rela__o_de_A_o_para_caderno_de_detalhamentos(c) QiCAD

Projeto Exemplo: Janela Projeto com RA e Resumo de materiais criados

Como mostrado na figura acima, há também a possibilidade de criar um resumo de materiais de todo o projeto, conforme é apresentado no artigo "Gerando Resumo de Materiais no QiCAD". Assim além de uma RA para cada pavimento, pode-se gerar um Resumo de materiais de todo o projeto.

tag(s): "Gerenciador de projetos"