Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold,EBv7 e EBv7Gold

Assunto

Qual a diferença entre Avisos e Erros?

Artigo

Existem dois tipos de mensagens emitidas pelo programa durante o  dimensionamento dos elementos. Abaixo segue uma explicação referente a cada uma delas.

 

Avisos

Os avisos são emitidos quando os elementos se encontram em situação particular, exigindo alguma verificação não realizada pelo programa, que deve ser executada pelo projetista, ou em situação que necessite de alerta ou confirmação de que o elemento não está com erro de dimensionamento  e foi propositalmente considerado como tal.

Portanto, ao ser emitido um Aviso, leia e verifique se você está consciente do detalhe apontado, prosseguindo o trabalho normalmente. Caso contrário, revise o lançamento estrutural ou a etapa correspondente ao Aviso observado.

Os avisos emitidos pelo programa não impedem  o detalhamento do elemento estrutural.

Erros

Os erros são emitidos quando elementos estruturais apresentam-se em condições insuficientes ou inadequadas para o seu dimensionamento e conseqüente detalhamento.

Neste caso, o trabalho deve ser interrompido e analisado a condição de erro apontada, procurando corrigí-la da melhor maneira possível.

Elementos que apresentam erros não são detalhados pelo programa e ficam definidos com a cor vermelho na janela de dimensionamento do elemento.

Avisos_e_erros(a)_Eb

Figura 1 - Indicação do pilar P9 com a cor vermelha indicando erro de dimensionamento

São considerados pelo programa dois tipos distintos de erros de dimensionamento, aqueles referentes à armadura e os que se referem  ao dimensionamento dos elementos:

  • Erros de armadura:

Erros de armadura são aqueles que ocorrem quando há algum impedimento para a escolha das bitolas, como espaçamento insuficiente, taxa de armadura superior ao configurado, posição do centro de gravidade alto, etc. O programa aponta, através do botão Resultados_da_Armadura_novo., os erros encontrados para cada bitola configurada. As bitolas que não apresentarem erros de dimensionamento, estarão disponíveis para o detalhamento do elemento. Caso todas as bitolas resultem em erro, o elemento também estará em condições de erro de dimensionamento e por isso não poderá ser detalhado.

  • Erros de dimensionamento dos elementos:

Erros de dimensionamento são aqueles que ocorrem para um elemento em situação de erro, devido a lançamentos incorretos, condições insuficientes para resistir aos esforços ou impossibilidade de cálculo ou por particularidades de um lançamento que não é considerado pelo programa.

 

Avisos e Erros de Lançamento

Exceto no Eberick V5, nas demais versões de que trata esse artigo, foram adicionados ao programa os avisos e erros de lançamento, que são emitidos durante a análise da  estrutura, feita através do botão:processar_estrutura., na etapa de Construção do Modelo, quando for identificado algum problema no lançamento da estrutura.

Avisos de lançamento:

Os avisos de lançamento, alertam o projetista para situações de lançamento que podem provocar problemas de inconsistência durante a análise da estrutura, ou mesmo para alertar o usuário sobre uma determinada situação no projeto que mereça ser confirmada.

Erros de lançamento:

Os erros de lançamento impedem diretamente o processamento da estrutura e são emitidos quando determinado lançamento está incorreto em função de critérios específicos adotados pelo programa.

Na ajuda do programa existe um grupo intitulado "Códigos de erro", que pode ser acessado diretamente através do botão ajuda ou na guia "?-Conteúdo". É possível obter diversas soluções para os avisos e erros encontrados tanto no lançamento como no dimensionamento da estrutura.

tag(s): Detalhamento, Dimensionamento