Aplica-se à: Todos os programas AltoQi

Assunto

Este artigo destina-se a fornecer orientações quanto aos procedimentos para resolver situações onde o programa apresenta o croqui do desenho distorcido e/ou não salva o projeto, exibindo uma mensagem de que ‘não é possível abrir o arquivo[...]’.

 Croqui distorcido

Desenho distorcido

Artigo

Apesar de incomum, algumas vezes os programas podem vir a apresentar problemas peculiares, como croqui distorcido, dificuldade no salvamento dos projetos, entre outros. Isto está relacionado ao sistema de segurança do protetor, que não permite que o programa seja executado corretamente caso haja alguma inconformidade com o computador onde ele está conectado.

As causas identificadas são:

1 - Problema no dispositivo de proteção

Caso o protetor não esteja conseguindo se comunicar devidamente com o computador, os problemas relatados acima aparecerão. Por isso, é importante verificar se ele está conectado corretamente, se a porta USB está funcionando e se o próprio protetor funciona em outros computadores. No caso de protetores do tipo USB a luz do protetor deve permanecer acesa constantemente.

Caso todas estas condições estejam de acordo, o problema pode estar no arquivo de driver do protetor, que permite a comunicação entre ele e o programa. Para atualizar o driver, realize os procedimentos abaixo:

Acesse o link ftp://ftp.cis-app.com/pub/hasp/Sentinel_HASP/Runtime_(Drivers)/7.41/Sentinel_LDK_Run-time_setup.zip para fazer o download do driver do dispositivo de proteção, que deve fazer o protetor ser reconhecido corretamente.

Após concluir o download, descompacte o arquivo baixado e execute o HASPUserSetup.exe.

Reinicie o computador após a instalação.

 

2 - Presença de programas indevidos

Se houver algum programa indevido instalado no computador, os programas AltoQi poderão apresentar problemas peculiares, como: croqui distorcido, dificuldade no salvamento dos projetos, protetor não reconhecido, entre outros. Programas indevidos são programas “não genuínos” que criam um “dispositivo de proteção virtual” (Emulador) para funcionarem sem o dispositivo físico, cuja função é desbloquear programas que utilizam dispositivos de proteção como os da AltoQi.

Com o “Protetor Virtual” instalado em seu computador, ao carregar os programas AltoQi, o dispositivo Físico entra em conflito com o dispositivo Virtual (Emulador), forçando o sistema operacional a reconhecer aleatoriamente apenas um deles,  causando as situações descritas acima.

Após a instalação do programa AltoQi, caso ocorra alguma destas situações, será necessário eliminar estes Emuladores. Caso não encontre um procedimento efetivo para removê-los, sugerimos a formatação do HD e uma nova instalação do Sistema Operacional. Neste caso, não instale novamente os Emuladores.

É recomendável que, se optado por essa opção, procure-se um técnico responsável e com os conhecimentos necessários para garantir o sucesso da operação. A AltoQi ressalta que essa decisão deve ser tomada pelo cliente e exime-se de qualquer responsabilidade nos comandos efetuados por terceiros e resultados das alterações em seu sistema operacional.

tag(s): Desenho, Importação