Aplica-se às versões: QiAlvenaria

Assunto:

Quais os principais recursos do QiAlvenaria para otimizar a modulação das paredes de alvenaria?

Artigo:

A Alvenaria Estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das dimensões das paredes e posicionamento de aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural possa ser racional e econômica. Seguindo este conceito, o QiAlvenaria apresenta uma série de ferramentas que possibilitam ao projetista obter a melhor paginação dos blocos. Neste artigo serão apresentadas as principais ferramentas do QiAlvenaria para a otimização dos blocos de alvenaria.

Inverter bloco estratégico

O comando “Inverter” bloco (Botao_Alterar), disponível na guia “Operações”, grupo “Blocos”, tem como objetivo alterar a solução entre 1ª e 2ª fiada com apenas um clique sobre o nó do bloco estratégico. Esta alteração se reflete em toda a elevação da parede.

Na figura 01 observe que as paredes PAR6 e PAR4 estão definidas com enchimentos de 21 cm e 31 cm respectivamente, que é indesejável em uma parede de alvenaria estrutural.

Figura01_Modulacao

Figura 01 – Modulação a ser otimizada

Para ajustar a modulação dessa parede pode-se rotacionar o bloco estratégico do canto esquerdo da parede PAR4. Para realizar esse procedimento, temos:

- Acesse o comando “Inverter” (Botao_Alterar);

- Efetue um clique sobre o bloco estratégico, conforme ilustrado na figura 02;

Figura 02 – Inverter bloco estratégico

Figura 02 – Inverter bloco estratégico

Observe que o bloco estratégico é invertido, havendo uma melhoria na paginação das paredes.

Figura 03 – Parede otimizada através do comando “Inverter” bloco

Figura 03 – Parede otimizada através do comando “Inverter” bloco

Alterar bloco estratégico

O comando “Alterar” (Botao_Alterar_estrategico) bloco estratégico disponível na aba “Operações”, grupo “Blocos”, permite ao usuário alterar manualmente os blocos estratégicos previamente definidos pelo programa. Esta medida visa resolver situações diversas as quais não foram adotadas  automaticamente, a critério do projetista. Ao selecionar esse comando e clicar em um nó de um bloco estratégico, será exibida uma lista das possíveis soluções. Cabe ressaltar que a lista de blocos gerada para cada nó estratégico depende do espaço disponível para encaixar determinado bloco, conforme tabela que segue:

Tabela 01 – blocos estratégicos

Tabela 01 – blocos estratégicos

No exemplo ilustrado na figura 04, observe que a parede PAR2 apresenta um enchimento de graute de 26 cm, que é indesejável em uma parede de alvenaria estrutural. Nesse caso, uma solução para evitar a utilização desse preenchimento é alterar o bloco estratégico do lado esquerdo da parede de 34 cm para um bloco estratégico de 54 cm (contrafiamento T) e utilizar um bloco compensador de 5 cm.

Figura 04 – Modulação a ser otimizada

Figura 04 – Modulação a ser otimizada

Para alterar o bloco estratégico pode-se realizar os seguintes procedimentos:

- Acesse o comando “Alterar” (Botao_Alterar_estrategico) disponível na aba “Operações” grupo “Blocos”;

- Selecione o bloco estratégico de 34 cm, conforme ilustrado na figura 05. Observe que o programa apresenta varias opções de blocos estratégicos. Nesse exemplo utilizamos o bloco “Contrafiamento “T”;

Figura 05 – Alterando bloco estratégico

Figura 05 – Alterando bloco estratégico

Observe que a modulação da parede foi otimizada.

Figura 06 – Modulação otimizada através de comando “Alterar blocos”

Figura 06 – Modulação otimizada através de comando “Alterar blocos”

Ajustar a posição das aberturas

Ao inserir as aberturas no projeto, em situações onde a modulação é prejudicada, pode-se realizar pequenos ajustes na posição da abertura a fim de obter uma melhor modulação dos blocos.

No exemplo abaixo, observe que há um enchimento de 4,5 cm no lado direito da abertura e uma folga de 0,5 cm no lado esquerdo. Nesse caso pode-se mover a abertura 0,5 cm para esquerda, possibilitando a utilização de um bloco compensador de 5,0 cm.

Para alterar o alinhamento de uma abertura pode-se realizar os seguintes procedimentos:

- No croqui de lançamento da Alvenaria, selecione a parede que contém o lançamento da abertura (em nosso exemplo, a parede PAR2);

Figura 07 – Abertura a ser alinhada

Figura 07 – Abertura a ser alinhada

- Com a parede selecionada, acesse a janela “Propriedades” (Botão propriedades);

Figura 08 – Janela “Propriedades”

Figura 08 – Janela “Propriedades”

- Na janela “Propriedades”, localize o item “Aberturas” e ajuste a distância do posicionamento da abertura em relação ao nó inicial, central ou final da parede;

No item “Alinhamento”, na janela de propriedades da abertura, o programa informa se a abertura esta alinhada em relação ao nó inicial (Inicio), central (Centro) ou final (Fim) da parede. Em nosso exemplo, a abertura esta alinhada a 97,5 cm do ponto final da parede. Ajustando a medida de 97,5 cm para 98 cm, observe que o programa adicionou uma pastilha de 5 cm.

Figura 09 – Abertura ajustada 1º  e 2º fiada, respectivamente

Figura 09 – Abertura ajustada 1º  e 2º fiada, respectivamente

Otimizar blocos internos

Através do menu “Principal – Projeto de alvenaria – Operações”, o usuário pode habilitar ou desabilitar a otimização de blocos internos.

Figura 10 – Habilitar a opção “Otimizar blocos internos”

Figura 10 – Habilitar a opção “Otimizar blocos internos”

Ao habilitar a opção “Otimizar blocos internos”, esta sendo permitida a utilização de blocos que pertencem a famílias com comprimento menor do que o módulo, ou seja, utilizando blocos de contrafiamento L para redução de enchimentos com grande extensão.

Observe no exemplo ilustrado na figura 10, que a parede PAR9 possui um enchimento de 31 cm. 

Figura 11 – Modulação a ser otimizadaFigura 11 – Modulação a ser otimizada

Com a opção “Otimizar blocos internos” habilitada, o QiAlvenaria substitui por dois blocos de 34 cm o enchimento de 31 cm mais um bloco de 40 cm, conforme ilustrado abaixo:

Figura 12 – Modulação Interna

Figura 12 – Modulação Interna

As ferramentas apresentadas para a otimização das paredes de alvenaria possibilitam ao projetista obter um projeto mais eficiente. De todo modo, vale salientar que a melhor modulação das paredes é obtida quando a arquitetura é concebida considerando a solução estrutural em alvenaria autoportante. 

tag(s): "Modulação""Lançamento""Otimização"