Aplica-se à: QiHIdrossanitário, QiIncêndio, QiGás

Assunto

Como eu efetuo a criação de uma nova simbologia e como associá-la a uma peça no cadastro?

Vídeo

Para visualizar o vídeo em tela cheia (Full Screen), acesse o link direto: https://www.youtube.com/watch?v=axOgnu1uyVA&feature=youtu.be

Artigo

No programa QiBuilder é possível alterar a simbologia associada a uma peça ou ainda criar novas simbologias. Para efetuar estes procedimentos siga os passos mostrados a seguir.

Criando uma nova simbologia

Caso seja necessário alterar a simbologia de uma peça existente no programa que não está presente na biblioteca de símbolos do programa, deve-se primeiramente criar esta simbologia e inseri-la na biblioteca de símbolos do programa.

É possível criar um símbolo novo através de 3 maneiras:

1. Importando a simbologia: Caso já possua a simbologia desejada em DWG/DXF é possível importá-la para o programa e em seguida criar a simbologia. Para importar acesse a aba “Elementos” - “Inserir arquivos”.

2. Desenhando a simbologia: Através das ferramentas de CAD existentes na Guia Desenho e Elementos é possível desenhar novas simbologias.

3. Editar uma simbologia da biblioteca de símbolos: Para isto, deve-se acessar o comando “Inserir símbolo” localizado na Guia Elementos, localizar a simbologia que será editada, habilitar a opção “Inserir desagrupado”, selecionar e arrastar o símbolo para a área de CAD.

Inserir desagrupado

Figura 1 - Inserindo um símbolo

  • Após a simbologia estar pronta, acesse o comando “Criar símbolo” na Guia Elementos.

criar simbolo

Figura 2 - Comando criar símbolo

  • Selecione a simbologia e pressione <Enter>;

Selecionar simbologiaFigura 3 - Selecionando a simbologia

  • O programa solicitará na barra de comando a definição do ponto de referência. É através deste ponto que o programa ligará a simbologia a conexão. Clique no Ponto de referência.

  •  O programa abrirá uma janela, clique no comando “Nova pasta”(1), destacado em vermelho na imagem a seguir e informe um nome para a mesma;

  • Na sequência clique no comando “Nova biblioteca”(2) e informe um nome;

A simbologia criada deverá ser inserida no novo grupo de pasta e biblioteca(3) criadas.

Nova pasta

Figura 4 - Criando nova biblioteca

  • Defina um nome para a simbologia, selecione a biblioteca criada, habilite a opção “Escala automática” e clique em “Ok”.

Criar simbolo

Figura 5 - Criando novo simbolo

Após criada a simbologia é possível associá-la a uma nova peça.

Associando a simbologia a uma peça

Para associar uma simbologia a uma peça deve-se acesse a aba "Arquivo - Cadastro".

Arquivo Cadastro

Figura 6 - Arquivo - Cadastro

  • Na janela de cadastro localize e selecione a peça em que deseja efetuar a alteração da simbologia.

Caso seja uma peça padrão, antes de alterar a simbologia é necessário "Copiar" e "Colar" a peça através do comando "Copiar" e "Colar" na parte inferior da janela “Cadastro”.

  • Se desejar deletar a simbologia existente, selecione-a e pressione o botão "-";

excluir simbologia

Figura 7 - Deletando uma simbologia existente

  • Em seguida, clique sobre o botão "+";

  • Na janela de simbologia aberta selecione “Adicionar” – “Nova classe” na parte inferior da janela, destacado em vermelho na imagem a seguir;

Nova classe

Figura 8 - Adicionando nova classe

  • Selecione a nova classe criada e na sequência clique em “Adicionar” – “Novo grupo”, destacado em vermelho na imagem a seguir;

Novo grupo

Figura 9 - Adicionando novo grupo

  • Após criar um novo grupo(1) clique em “Adicionar”(2) na parte inferior da janela de simbologia. Na sequência escolha na janela “Biblioteca de símbolos” a pasta de símbolos criada anteriormente(3), escolha a simbologia na lateral direita da janela e clique em “Ok”, como indicado na imagem a seguir;

Bibliotecas de simbolos

Figura 10 - Inserindo simbologia

  • Selecione a simbologia adicionada na janela “Simbologia” e clique em “Ok” novamente para inserir a mesma no cadastro da peça.

tag(s): Cadastro