Aplica-se a: QiHidrossanitário

Assunto

Como efetuo o cadastro de um ralo linear no programa QiBuilder?

Vídeo

 Artigo

Para efetuar o cadastro de uma nova peça acesse a aba “Arquivo” - “Cadastro”, como indicado na imagem a seguir.

Arquivo Cadastro
Figura 1 – Pasta “Desenhos”, localizada no Gerenciador de arquivos.

Será aberta a janela de cadastro e inicialmente deve-se verificar se os itens que compõe a peça que se deseja criar já existem no cadastro. Caso ainda não exitam é possível cadastrar novos itens. Para efetuar tal verificação siga os procedimentos descritos a seguir:

  • Na janela de cadastro selecione a aba “Itens”.

  • Acesse o grupo de material que se deseja utilizar;

  • No caso do ralo linear iremos inserir em “PVC acessórios” ou “PVC Esgoto”

  • Verificamos que já existe o item que precisamos, no entanto caso seja necessário cadastrar um novo item pode-se “Copiar” e na sequência “Colar” um item já existente, comandos destacados em vermelho na imagem a seguir, editando o campo nome.

Copiar colarFigura 2 – Comando copiar e colar

  • Selecione a opção “Peças”.

  • Acesse a classe de material na qual a peça “Ralo linear” será cadastrada;

  • Na sequência, selecione o Grupo desejado e pressione o botão “Adicionar”, conforme apresentado na imagem a seguir, selecionando a opção “Novo grupo de peças para conexão”;

Adicionar grupo de peca

Figura 3 – Comando adicionar

Após adicionar um novo grupo de peças para conexão altere os campos “Nome”(1), “Tipo”(2) e o “Projeto de aplicação”(3), como indicado na imagem seguir.

Informacao grupo de peca

Figura 4 - Informações do grupo de peças.

Selecione o grupo criado e clique novamente no comando “Adicionar” para inserir novas peças neste grupo. Após inserir novas peças no grupo é necessário inserir informações geométricas e de dimensionamento.

Selecione a conexão criada e na opção de peça, destacada em vermelho na imagem a seguir, preencha os campos “Nome”, “Descrição”, “Descrição da simbologia” e “Indicação” com as informações desejadas. No campo código não é necessário inserir um novo valor.

Informacao peca cadastro
Figura 5 – Informações do grupo de peças.

Clique nos três pontos(1) no campo “Entradas” e ao abrir a janela “Entradas”, altere as informações de “Tipo de ligação” para “Saída”, as dimensões da peça e o ângulo de saída de fluxo.

Entradas

Figura 6 – Informações do grupo de peças.

No campo “Aplicação”, destacado em vermelho na imagem a seguir, pode-se selecionar “Aparelho sanitário” ou “Coletor pluvial” dependo da finalidade de utilização da peça cadastrada.

Campo aplicacao
Figura 7 – Campo "Aplicação"

Selecione o campo “Itens associados” e na janela “Itens associados”, apresentada na imagem a seguir, selecione o material, grupo, item e a quantidade. É a partir dos itens associados que a lista de materiais é gerada.

Itens associadosFigura 8 – Janela de Itens associados

Na opção de dados de cálculo pode-se inserir o valor de contribuição(UHC) como 2 caso o ralo linear seja utilizado no chuveiro e o diâmetro mínimo do ramal de acordo com a especificação do diâmetro de saída da conexão.

Após criar a nova peça é possível associar uma simbologia para a mesma. Para uma melhor compreensão do procedimento de criação e associação de uma simbologia a uma peça cadastrada, sugerimos a leitura do artigo técnico indicado a seguir.

http://faq.altoqi.com.br/content/552/1336/pt-br/criando-e-associando-um-s%C3%ADmbolo-a-uma-pe%C3%A7a.html

tag(s): Cadastro, esgoto, Pluvial, qibuilder, ralo linear, ralo linear pluvial