Aplica-se à: QiHidrossanitário

Assunto

Meu projeto esta apresentando problemas de pressão. Como resolvê-los?

Artigo

É comum que durante o dimensionamento da rede hidráulica, o sistema apresente problemas de pressão. Sugerimos a seguir alguns procedimentos para corrigir tais situações de projeto.

1° Verificações preliminares

A verificação de pressão, costuma ser a última verificação realizada no projeto. Portanto, verifique se o programa não detecta outros problemas, tais como: erros de fluxo, de reduções, peças lançadas de maneira inadequada e principalmente, verifique os diâmetros mínimos das tubulações.

Fluxos incoerentes, reduções incorretas nas tubulações, peças inadequadas e diâmetros muito pequenos poderão gerar problemas de pressão insuficiente e devem ser resolvidos primeiramente, caso sejam detectados pelo programa.

Para efetuar as verificações citadas acima, execute o seguinte procedimento:

  • Acesse a Janela da edificação (Guia Elementos – Grupo Acessar – Comando Edificação) Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_A
  • Clique com o botão direito sobre o projeto desejado (Hidráulico, por exemplo) e selecione “Relatórios”;

  • Selecione em seguida a verificação requerida;

  • O programa abrirá uma nova janela com o relatório;

Ressalta-se que o programa gera as indicações no projeto (triângulos amarelos e vermelhos) que auxiliam na visualização de peças e trechos com problemas.

Além disso, o programa QiBuilder dimensiona os diâmetros através do critério da velocidade mínima na tubulação, especificado pelo projetista no dimensionamento do projeto em “Menu principal - Configurações”, valor este preconizado na Norma NBR5626 / 98 - Instalação predial de água fria. Em outras palavras, mesmo que o programa dimensione um valor de diâmetro, problemas de pressão podem vir a ocorrer, sendo necessário adotar soluções de projeto com o objetivo de se aumentar a pressão.

Após feitas as alterações, selecione o comando “Processar” localizado na guia Operações, grupo dimensionamento, para que o programa atualize as novas alterações para o dimensionamento.

Este comando percorre e preenche os dados dos tubos lançados, permitindo que as informações de dimensionamento dos condutos possam ser visualizadas no comando Dimensionar tubos e qualquer alteração feita na rede possa ser atualizada.

2º Identificando peças inadequadas

Após efetuar as correções do item anterior, ainda podem existir problemas de pressão. Neste caso, é possível que existam peças com diâmetro não condizente com os valores de diâmetro das tubulações, ocasionado em excesso de perda de carga, por exemplo. Sendo assim é interessante que se localize as peças com problemas e identifique as possibilidades que causam a falta de pressão nas mesmas.

Para verificar as pressões, execute o procedimento abaixo:

  • Acesse a janela da edificação;

  • Localize o projeto desejado;

  • Clique com o botão direito sobre o projeto e selecione relatórios;

  • Selecione “Verificar pressões”

Quando as pressões são verificadas, caso as indicações de pressões estejam marcadas como "Sim", o programa exibirá um triângulo amarelo sobre as conexões que apresentarem o problema, conforme imagem abaixo:

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_B

Indicação de pressão indisponível

É possível que durante o lançamento, alguma peça venha a ser inserida incorretamente, o que pode gerar uma perda de carga excessiva no trecho que contém a conexão da peça. Os trechos e as perdas de carga são facilmente detectados quando gerada a planilha de pressões da peça e o diagrama de pressões.

Para gerar a planilha de pressões ou o diagrama de pressões, acesse:

  • “Guia Operações – Grupo Exibir – Comando Gerenciador” Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_C
  • Localize o pavimento e sistema de água desejado, por exemplo;

  • Localize o aparelho ou a coluna desejada, clicando no “+”;

  • Com o botão direito sobre o elemento gerado e acesse a planilha de pressões ou o diagrama de pressões;

Quando uma peça é considerada inadequada devido a geometria, por exemplo, o programa gera uma indicação em amarelo, conforme a imagem abaixo. O artigo Compreendendo as indicações apresentadas no croqui contem informações a respeito das indicações geradas no programa.

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_E
Indicação de peça inadequada

 


Cabe ressaltar que o comando “Definir peças pendentes”, localizado na Guia operações Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_F, localizará tanto as peças ainda não atribuídas, quanto as peças identificadas com uso inadequado, servindo de alerta para o projetista. 

Sugerimos a leitura do artigo Gerando as planilhas de pressão - Gerenciador melhor entendimento dos procedimentos para gerar a planilha de pressão

Em seguida, selecione o comando “Processar” localizado na guia Operações, grupo dimensionamento, para que o programa atualize as novas alterações para o dimensionamento

3° Alterando o diâmetro da tubulação

Caso após a verificação das situações anteriores, o programa ainda acusar pressão insuficiente em uma ou mais peças, o problema pode ser resolvido com uma simples alteração nos diâmetros das tubulações.

3.1 Aumentando o diâmetro externo das tubulações

Conforme descrito anteriormente, o programa dimensiona as tubulações através do critério da velocidade máxima do escoamento hidráulico interno aos tubos. Ou seja, mesmo depois de realizado o dimensionamento dos tubos, poderá haver problema de pressão, pois os diâmetros dos tubos serão diminuídos para atender a velocidade limite da água no interior dos mesmos.

Portanto, uma maneira para ganhar pressão nas peças de utilização com problema, é aumentar o diâmetro externo das tubulações, especialmente quando a diferença entre a pressão dinâmica disponível e a mínima necessária for pequena. Ao aumentar o diâmetro externo, ter-se-á uma área maior com a mesma vazão, o que interfere em uma velocidade menor no conduto (Q = V.A), e desta forma, haverá uma menor perda de carga.

Ressalta-se que para melhores resultados, o aumento dos diâmetros externos deve iniciar-se a partir do tubo ligado na tomada d’água do reservatório até o trecho em que for julgado conveniente.

O procedimento para aumentar o diâmetro externo das tubulações será mostrado a seguir.

  • No ambiente do detalhe isométrico, selecione toda a tubulação em questão;

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades.

  • É possível que durante a seleção do conduto, outros elementos tenham sido selecionados, como textos, indicadores, conexões entre outros. Quando isto ocorre, a janela de propriedades apresenta primeiramente o nome Todos (x), sendo x o número de elementos selecionados. É necessário portanto que se altere a indicação de seleção “Todos (x)” para “Condutos (x)”, conforme imagem abaixo:

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_G

Selecão de condutos em propriedades

 

  • Após selecionar “Conduto” na janela de propriedades, serão apresentadas diversas características deste elemento. Localize o título “Conduto” e em “Peça” altere o diâmetro, conforme imagem abaixo. Ao alterar o diâmetro desta maneira, automaticamente, todos os tubos selecionados terão seus diâmetros corrigidos.

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_H

Alteração de diâmetros


Depois de alterar os diâmetros das tubulações do trecho, efetue a definição das peças pendentes pois estas podem ter sido alteradas em função dos diâmetros alterados.

Em seguida, selecione o comando “Processar” localizado na guia Operações, grupo dimensionamento, para que o programa atualize as novas alterações para o dimensionamento.

Verifique as pressões observando se o acréscimo de pressão foi suficiente para atender a pressão mínima necessária para o funcionamento da peça em questão.

3.2 Aumentando os diâmetros internos da tubulação

Para fins de dimensionamento, o programa utiliza o diâmetro interno convencional da tubulação lançada. Ressaltamos que a diferença entre o diâmetro interno e o externo varia de acordo com o fabricante.

Para alterar o diâmetro interno, é necessário alterar o cadastro da peça, através do seguinte procedimento:

  • Acesse o “Menu principal do QiBuilder – Cadastro – Peças”;

  • Localize o grupo “Tubos”, referente ao material desejado;

  • Copie e cole o grupo existente (1) + (2) , para que seja possível alterar as informações da peça

  • Altere as informações da peça ao lado, conforme imagem abaixo:

    Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_I

Alteração de diâmetros internos

4° Outras opções

4.1 Elevando o reservatório


Outra alternativa para acrescentar pressão nos pontos de utilização, é aumentando o nível geométrico da tomada d’água / reservatório.

  • Selecione a tomada d'água ou o reservatório e acesse a janela de propriedades Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_J

  • Certifique-se que na janela de propriedades, esta selecionado “Conexão”, conforme imagem abaixo:

  • Localize o critério “Geometria”, identificado em negrito;

  • No valor da altura Z, altere o valor para o valor desejado;

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_K

Alterando a altura do reservatório

4.2 Inserindo Pressurizador

Quando um projeto hidráulico contempla instalações de água quente, algumas vezes o usuário se depara com pressões insuficientes nos pontos de utilização, indicando a rede de água quente como a mais desfavorável.

Entretanto, devido à densidade menor da água quente, a maioria dos projetos que inclui a rede de água quente necessita de um pressurizador para acrescentar pressão no sistema

Sugerimos a leitura do artigo Cadastrando um pressurizador ou válvula redutora de pressão para melhor entendimento do cadastro e lançamento do pressurizador

4.3 Alterando os joelhos por curvas

Recomendamos que sempre que possível, sejam substituídas os joelhos por curvas, em virtude da menor perda de carga existente nestas peças.

Para substitui um joelho por uma curva, siga o procedimento abaixo:

  • Selecione o joelho e acesse a janela de propriedades, conforme explicado anteriormente;

  • Certifique-se que o menu de seleção esta identificando “Conexão”;

  • Localize o critério Conexão, identificado em negrito;

  • Altere as informações da peça, conforme identificado na imagem abaixo:

Resolvendo_problemas_de_pressao_no_QiHidrossanitario_K

Alterando o joelho pela curva



tag(s): Dimensionamento