Aplica-se às versões: QiElétrico

Assunto

O programa não passa a fiação e exibe um triângulo vermelho dizendo que não foi encontrado esquema compatível com o circuito. O que significa isso? O que devo fazer?

Vídeo

Para visualizar o vídeo em tela cheia(full screen), acesse o link direto: https://youtu.be/OQP8nrwUC0E

Artigo

A mensagem “Não foi encontrado esquema compatível com o circuito” está relacionada com os pontos lançados no projeto e os esquemas definidos para os circuitos.

Para organizar as informações necessárias à passagem da fiação para os diferentes tipos de pontos e suas combinações, o QiElétrico possui um cadastro de esquemas de ligações. Ao processar o projeto, o programa analisa a combinação de pontos lançados e os esquemas dos circuitos definidos e busca no cadastro um esquema de ligações que satisfaça essas condições.

Quando ocorrem situações que possam impedir a passagem automática da fiação, tal como a de esquema incompatível, o QiBuilder exibe indicações no formato de triângulos vermelhos sobre os pontos lançados. A inspeção com o cursor do mouse sobre essas indicações possibilita identificar equívocos cometidos durante o lançamento.

Não foi encontrado esquema compatível com o circuito

Não foi encontrado esquema compatível com o circuito

O programa oferece uma ferramenta capaz de auxiliar a identificação de cada uma das situações no projeto que impedem a passagem da fiação. Essa ferramenta é o comando “Verificar traçado”, que é utilizado da seguinte forma:

- Acessar na guia Operações, grupo Fiação, o comando “Verificar traçado”;

Comando Verificar Traçado

Comando Verificar Traçado

Será exibida a janela Verificar Traçado:

Janela Verificar Traçado

Janela Verificar Traçado

As situações que exibem a mensagem “Não foi encontrado esquema compatível com o circuito” ou “Não foi encontrado esquema compatível com o comando” possuem duas possíveis causas: ou a combinação dos pontos não satisfaz nenhum esquema de ligações cadastrado ou o esquema do circuito não é compatível com os pontos.

Combinação dos pontos lançados não satisfaz nenhum esquema de ligações

O programa indicará que o esquema é incompatível quando faltarem ou sobrarem pontos para passar a fiação de um determinado circuito ou comando.

No caso dos comandos, algumas das combinações de pontos que o programa disponibiliza esquemas de ligações já cadastrados são as seguintes:

  • Lâmpada + Interruptor simples

  • Lâmpada + Interruptor paralelo de entrada + Interruptor paralelo de saída

  • Lâmpada + Interruptor paralelo de entrada + Interruptor paralelo de saída + Interruptor intermediário 1

  • Lâmpada + Interruptor Sensor de Presença

  • Lâmpada + Relé Fotoelétrico

  • Lâmpada + Fotocélula + Relé de comando

Através do comando “Verificar traçado”, é possível visualizar o tipo, subtipo, comando e circuito de todos os pontos envolvidos nessa situação de esquema incompatível.

Verificar Traçado - Pontos

Verificar Traçado - Pontos

Por exemplo, observa-se que estão envolvidos nessa situação de esquema incompatível: um ponto do tipo “Lâmpada” e dois pontos do subtipo “Interruptor paralelo de entrada”. Além disso, verifica-se que todos os pontos estão definidos no comando “b” do circuito “1 – Iluminação”. Essa situação de traçado ocorre, pois não existe nenhum esquema de ligações cadastrado que admita essa combinação de pontos.

Nesse caso, para corrigir o equívoco ocorrido durante o lançamento dos pontos, deve-se alterar o subtipo de um dos interruptores paralelos para “Interruptor paralelo de saída”. Isso pode ser realizado através do comando “Propriedades” da seguinte forma:

– Na janela Verificar Traçado, pressionar o botão “Zoom” para destacar no croqui todos os pontos envolvidos nessa situação;

Verificar Traçado – Zoom

Verificar Traçado – Zoom

– Selecionar no croqui a simbologia de um dos interruptores destacados;

– Acessar na guia Elementos, grupo Acessar, o comando Propriedades;

Comando Propriedades
Comando Propriedades

– Na janela de Propriedades, alterar o subtipo do interruptor selecionado de modo a adequá-lo ao esquema de ligações cadastrado. Nesse caso, o subtipo deve ser “Interruptor paralelo de saída”;

Propriedades – Alteração do Subtipo de um PontoPropriedades – Alteração do Subtipo de um Ponto

– Pressionar a tecla ESC para finalizar a alteração.

Após essa alteração, a combinação de pontos dos tipos: “Lâmpada”, “Interruptor Paralelo de Entrada” e “Interruptor Paralelo de Saída” satisfaz um esquema de ligações disponível no cadastro do programa e a fiação poderá ser passada automaticamente.

Esquema do circuito inadequado ao ponto

Será exibido o alerta de esquema incompatível quando o esquema definido para o circuito não estiver de acordo com a combinação de pontos lançados.

Nesse caso, é possível encontrar no cadastro um esquema de ligações compatível com a combinação de pontos, mas o esquema definido para o circuito não é compatível com esse esquema de ligações. O programa disponibiliza esquemas de ligações para os seguintes pontos somente se os mesmos pertencerem a um circuito definido nos esquemas indicados:

– Lâmpadas - No esquema F+N

– Tomada 2P+T - Nos esquemas F+N ou F+F

– Tomada 3P+T - No esquema 3F+N

– Tomada 1 (3P+T) - No esquema 3F

O comando Verificar Traçado é utilizado para identificar o tipo, subtipo e circuito dos pontos envolvidos nessa situação de traçado.

Verificar Traçado – Tomada 1 (3P+T)Verificar Traçado – Tomada 1 (3P+T)

Nesse exemplo, observa-se que no circuito “2 – Motor” encontra-se um ponto com o subtipo “Tomada 1 (3P+T)”.

Para verificar o esquema definido para o circuito “2 – Motor”, utiliza-se o Gerenciador da seguinte forma:

– Acesse na guia Operações, grupo Exibir, o comando Gerenciador;

Comando GerenciadorComando Gerenciador

– Na janela do Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o circuito de interesse e clique em Propriedades;

Janela Gerenciador – PropriedadesJanela Gerenciador – Propriedades

No diálogo Propriedades dos Circuitos, é possível verificar que o esquema do alimentador do circuito “2 – Motor” está definido como “3F+N”. No entanto, conforme exposto anteriormente, as tomadas do subtipo “Tomada 1 (3P+T)” possuem esquemas de ligações compatíveis somente com circuitos definidos no esquema “3F”.

Diálogo Propriedades dos Circuitos – Esquema 3F para Tomada 1 (3P+T)Diálogo Propriedades dos Circuitos – Esquema 3F para Tomada 1 (3P+T)

Portanto, para solucionar essa situação, deve-se alterar o esquema do alimentador do circuito para “3F” no diálogo Propriedades dos circuitos e pressionar o botão “OK”. Dessa forma, o esquema do circuito estará adequado ao esquema de ligações disponível para o ponto e o programa poderá passar a fiação automaticamente.

Nesse artigo foram exemplificadas as soluções de duas situações específicas de esquema incompatível. No entanto, as demais situações observadas em projetos apresentam as mesmas causas. Por isso, ao deparar-se com uma situação de esquema incompatível, é importante analisá-la através do comando Verificar Traçado e identificar se trata-se de: uma combinação de pontos que não possui esquema de ligações cadastrado ou um circuito que está definido com esquema inadequado aos pontos. Após essa análise, adequar a combinação de pontos ou o esquema definido para o alimentador do circuito.

tag(s): Circuito, Esquema de Ligação, Traçado