Aplica-se a: Toda linha QiBuilder

Assunto

Quais os procedimentos necessários para gerar as pranchas finais?

Vídeo

Para visualizar o vídeo em tela cheia (Full Screen), acesse o link direto: https://www.youtube.com/watch?v=SeutgiDUbZY

Finalizando o projeto com a geração de pranchas

 

Definindo as margens

Primeiramente, antes da geração de pranchas, faz-se necessária a definição das margens que serão tomadas como base para inserir os desenhos. Na plataforma QiBuilder, já existem alguns modelos que são liberados junto à instalação do programa e podem ser utilizados como margem.

Considera-se ainda a possibilidade de criação da margem com campos através de arquivos externos, com os procedimentos necessários para tal sendo detalhados no artigo técnico Criando margens com campos

* Acessar, na Guia “Elementos”, Grupo “Acessar”, o comando “Gerenciador de Arquivos”;

1 - prancha

* Com o botão direito do mouse, selecionar “Margens” e posteriormente “Novo>Arquivo do modelo”;

2 - margem

Neste momento, é aberta uma janela com variadas opções de modelo para a margem, que são tidas como padrão através da instalação do programa.

3 - modelo

* Selecionar, como exemplo para este caso, a opção “A0 Modelo 1", dentro da categoria “Modelo 1”;

3 - margem procurar

* Caso seja de interesse buscar por um outro arquivo de modelo para a margem, basta selecionar “Procurar...” (destaque em vermelho na figura acima) abaixando a barra de rolagem;

* Após selecionar a margem desejada e pressionar <OK> na janela “Arquivo do Modelo”, verificar que a mesma é então apresentada na Janela do Gerenciador de Arquivos (destaque em vermelho);

4 - destaque em vermelho

* Efetuar um duplo clique na opção acima destacada e, com a margem já aberta na área de CAD, acessar o comando “Definir área útil”, no Grupo “Detalhamentos”, na Guia “Elementos”.

5 - area util

Define-se, neste momento, uma área retangular com a necessidade de informar 2 pontos que representem vértices diagonalmente opostos do retângulo que se forma.

* Selecionar um 1º ponto, por exemplo, na região superior esquerda dentro da margem. Após isso, definir um 2º ponto próximo à região inferior direita da folha;

6 - prancha

* Para proceder com o salvamento simples, basta acessar a Guia "Arquivos", comando "Salvar>Salvar”;

7 - salvar

* Na consideração de manter a margem recém formatada como padrão para futuros projetos, recomenda-se acessar a Guia "Arquivos", comando "Salvar > Salvar como Modelo”;

8 - prancha modelo

Gerando as pranchas

* Acessar, na Guia “Elementos”, Grupo “Acessar”, a janela “Edificação”;

* Selecionar o comando “Geração de Pranchas”, apresentado como o último comando à direita no cabeçalho desta janela;

9 - botao gerar

Observar que, na janela “Gerar pranchas” então aberta, são apresentadas diversas opções de plotagem que podem ser habilitadas ou não para a geração de pranchas. Quando alguma opção de croqui ou detalhe não pode ser habilitada e/ou desabilitada, sugere-se ativar e desativar os 3 filtros disponíveis nesta janela (destacados em vermelho na imagem abaixo). 

10 - filtros gerar

* Verificar ainda se, no campo “Margem” destacado na sequência, está definida a margem recém trabalhada (neste caso, “A0 Modelo 1”). 

11 - janela gerar

* Depois de selecionar "OK" na janela "Gerar Pranchas", é possível migrar os elementos de desenho entre as pranchas geradas com uso dos atalhos do teclado <Ctrl X + Ctrl V>, com o intuito de otimizar o número de pranchas;

Pode ser válida, neste caso, a exclusão de algumas pranchas que já não constam de elementos de desenho. Para isto, recomenda-se:

* Acessar novamente o “Gerenciador de Arquivos”, Guia “Elementos”, Grupo “Acessar”;

* Com o botão direito do mouse, selecionar a prancha que se deseja excluir clicando em “Excluir”, confirmando posteriormente a exclusão.

12 - excluir

Para exportar os detalhamentos em DWG/DXF, recomenda-se acessar a Guia "Arquivo", comando "Exportar > Exportar DWG”.

13 - exportar

Por fim, é válido ressaltar que o croqui é apresentado na prancha com suas referências externas, mesmo que se habilite ou desabilite os filtros da janela “Gerar pranchas” referenciados anteriormente. Neste sentido, para uma melhor compreensão desta problemática, sugerimos o acompanhamento do artigo técnico Ao gerar as pranchas, o projeto hidráulico aparece no projeto sanitário.

Na consideração ainda de configurar campos automáticos para os selos da prancha, faz-se pertinente a leitura de um outro artigo técnico de Criação de campos que inserem informações automaticamente nas pranchas.

tag(s): geração, Margens, Pranchas