Aplica-se à: QiSPDA

Assunto

Para que serve e como lançar a área de exposição

Artigo

Antes de iniciarmos o lançamento dos pontos de SPDA ao projeto, é necessário definir a área de exposição em cada um dos pavimentos.
A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado como referência para executar o dimensionamento e determinar valores para o detalhamento do projeto. Serve também para delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA. O programa calcula a partir dessa área estipulada pelo usuário a área de exposição equivalente.
Sua principal função é definir a área que deverá ser protegida em cada pavimento e também definir as informações de largura, comprimento e altura da edificação, informações que serão utilizadas no memorial de cálculo de nosso projeto.

Pode ser lançada uma única área de exposição, como também podem ser lançadas áreas por trecho da estrutura.

A área de exposição é o elemento da rede SPDA que, além de representar a arquitetura da edificação onde o SPDA foi instalado, busca informar aos usuários problemas de dimensionamento da rede após o processamento da mesma.

Há diversas filosofias sobre o lançamento das áreas de exposição no projeto. De certa maneira, a concepção proposta é lançá-las no local que desejamos proteger. Abaixo segue dois exemplos onde a área de exposição é lançada. Na imagem da esquerda, lançamos as áreas de exposição nos pavimentos onde efetivamente será realizada a análise do projeto de SPDA. Já na imagem da direita, temos uma análise mais completa da edificação, onde a interferência será analisada sobre todos os pavimentos.

area de exposicao

Lançamento da área de exposição

- Abra o projeto de SPDA do pavimento desejado;

- Para facilitar a visualização, enquadre seu desenho utilizando as teclas <Alt+F7> ou executando um duplo clique sobre o scroll do mouse;

- Determine a altura na qual a área de exposição será lançada na guia “Lançamento”, grupo “Rede”, comando “Altura”;

- Acesse a guia “Lançamento”, grupo “Estrutura” e comando “Área de exposição”;

- Determine a área de exposição, clicando nos pontos que formarão a área de exposição.

Ao invés de determinar o ponto final da Área de exposição com um clique do mouse no ponto inicial, pode-se simplesmente pressionar <Enter>. Com isso o comando será finalizado, ligando com uma reta o 1º ponto ao último lançado, definindo um contorno fechado.

Definições importantes sobre a área de exposição

Quando realizamos o lançamento da área de exposição, com intuito de delimitar a arquitetura da nossa edificação, a mesma apresenta inicialmente a região delimitada pelo contorno sem hachuras.

Arquitetura simples (esquerda) Arquitetura com área de exposição lançada (direita)

Após dimensionar a rede SPDA (processamento), é possível constatar alguns indicativos dos resultados diretamente na área de exposição. São estes:

- Área totalmente protegida apresenta seu interior sem representação por hachuras.

     

Área de exposição totalmente protegida.

Única situação que retorna "Sim". Observa-se a proteção total da área de exposição, não exibindo nenhum indicativo de pendência, se posicionarmos o cursor do mouse sobre esta.

- Área totalmente desprotegida apresenta seu interior representado com hachura quadriculada a 45º, na cor vermelha.

Área de exposição desprotegida, com indicações de pendência

Quando a área de exposição apresenta alguma pendência de proteção, seja  lateralmente ou pela rede SPDA, ao posicionar o mouse sobre esta e manter estático, será apresentada indicação da pendência. Caso o usuário opte por não exibir esta indicação, deve ser desabilitada em configuração de indicação. Cabe ressaltar que a verificação é realizada independente se a indicação de pendência estiver habilitada ou não.

- Área parcialmente protegida apresenta regiões hachuradas quando encontra-se desprotegida (nas regiões protegidas não há hachuras).

Área de exposição parcialmente protegida.

Observa-se a proteção parcial da área de exposição, exibindo indicativos de pendência, se posicionarmos o cursor do mouse sobre esta.

tag(s): Área de exposição, Dimensionamento, Lançamento