Aplica-se a: Toda linha QiBuilder.

Assunto

Como posso exportar minha edificação do QiBuilder para uma plataforma BIM?

Artigo 

Sendo nítida a necessidade cada vez maior de interação entre projetos de diferentes disciplinas segundo o conceito BIM, foi desenvolvido junto à Plataforma do QiBuilder um comando que possibilita a visualização refinada dos elementos lançados como acessórios e conexões no modelo e exportados com a extensão ".ifc".

Vale indicar que o acionamento deste comando deve ser feito externamente a um detalhe isométrico ou detalhe sanitário. Desta forma, recomendamos seguir os procedimentos abaixo para acessá-lo.

* Junto à Guia “Lançamento”, no Grupo “3D”, acessar o comando abaixo destacado em vermelho;

1 - inicial

* Sendo aberto um diálogo abaixo da opção selecionada, acessar o comando “Desenho das Conexões > Refinado”;

2 - refinado

* Com a configuração acima já estabelecida, selecionar o comando "Visão 3D", no Grupo "3D", Guia "Lançamento".

3- 3D

Neste momento, observa-se a visulização tridimensional ainda junto à Plataforma do QiBuilder. Procede-se então com a exportação como arquivo de extensão ".ifc" para acesso à alguma plataforma externa que contemple o conceito BIM.

4 - qibuilder
* Para esta etapa, selecionar, na Guia Arquivo, o comando “Exportar > IFC (Geral)”;

5 - exportar
É válido ressaltar que, após acionamento do comando acima destacado, será aberta a janela "Exportar arquivo IFC" na qual deve ser definido o tipo de arquivo a ser exportado de acordo com a plataforma BIM que se costuma utilizar.

6 - tipo

* Atribuir o nome desejado ao arquivo e clicar em "Salvar".

Referencia-se na sequência a visualização refinada em três dimensões da edificação exportada pelo QiBuilder, já em uma plataforma de desenvolvimento BIM.


7 - revit



tag(s): 3D Refinado, BIM, Exportação IFC