Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Como lançar pilares isolados no Eberick?

Artigo

Para o cálculo de pilares isolados, basta lançar o elemento de fundação em uma posição qualquer, utilizando uma altura equivalente ao comprimento do pilar. Para isso:

  • Acesse o comando Elementos-Fundações-Adicionar;

  • Informe a seção transversal correspondente ao pilar;

  • Escolha o tipo de fundação (esta escolha é indiferente para o dimensionamento do pilar);

  • Selecione a opção "Engastado" para o vínculo "Apoio" (isto é muito importante, pois considerar a fundação rotulada tornaria a estrutura hipostática, ocasionando inconsistência na matriz de rigidez, na análise da estrutura);

  • Pressione "OK" para confirmar e selecione uma posição qualquer do croqui para colocar a fundação isolada.

O segundo passo é incluir o carregamento no pilar. Pode-se incluir estes carregamentos pressionando o botão "Cargas" no diálogo do elemento de fundação, ou através do comando  Elementos-Cargas concentradas:

  • No diálogo de cargas deve-se informar a carga vertical no campo "Fz" (lembrando que as cargas verticais, de cima para baixo, devem ser informadas com sinal negativo);

  • Para informar momentos atuantes no topo do elemento deve-se utilizar o comando citado acima, preenchendo os campos referentes aos momentos. Porém, para informar momentos atuantes na base do pilar, procede-se da seguinte maneira:

- É necessário obter-se as cargas horizontais aplicadas no topo do pilar, que correspondam aos momentos atuantes em sua base;

- Através do comando Elementos-Cargas concentradas, informar nos campos "Fx" e "Fy" os valores das forças horizontais obtidas.

Aconselha-se  a leitura do texto: "Lançamento,Carga".

  • Pressione o botão "Ok";

  • Selecione o pilar;

  • Pressione <Enter> para confirmar.

Esta última etapa torna-se desnecessária caso esteja aplicando as cargas diretamente no diálogo do elemento, botão "Cargas", não sendo necessário selecionar o elemento.

  • Processe a estrutura.

pilar_isolado_Eb.

Figura 1 - Representação de um pilar isolado

O detalhamento do pilar de fundação será ligeiramente diferente daquele que se espera para um pilar.

pilar_islado1_Eb.

Figura 2 - Detalhamento do pilar de fundação

Para aproximar esses detalhamentos pode-se alterar duas configurações:

  • Acesse Configurações-Detalhamento-Pilares, grupo "Fundações";

pilar_isolado(c)_Eb.

Figura 3 - Diálogo de configurações de detalhamento dos pilares

  • Desative a configuração "Ancoragem com gancho a 90º nas barras longitudinais" a fim de eliminar a ancoragem do pilar na fundação;

  • No mesmo diálogo, selecione em "Altura do pilar da fundação" a opção "Cotada" a fim de que seja apresentado no detalhamento o tamanho do ferro, correspondente à altura do pilar:

pilar_islado2_Eb

Figura 4 - Detalhamento com as novas configurações

O comprimento de flambagem dos pilares é fator determinante em seu dimensionamento. Ao dimensionar estes elementos, o Eberick  verifica automaticamente o travamento em cada pavimento, e calcula o comprimento de flambagem levando em consideração suas vinculações. Neste caso, como não foram lançadas vigas no modelo, o pilar será considerado livre em seu topo, tendo sua vinculação alterada para EL (engaste na base e livre no topo). Isso acarreta no dimensionamento à consideração de um comprimento de flambagem duas vezes maior para o pilar.

Nas situações em que na estrutura real houver travamento do pilar em seu topo em uma ou nas duas direções, pode-se editar estes vínculos, alterando para RR (rotulado na base e no topo), acessando a janela de dimensionamento, na guia “Escalas”, campos “Vínculo B” e “Vínculo H” (é necessário habilitar a opção "le Fixo"). Isso acarreta no dimensionamento à consideração de um comprimento de flambagem igual a altura do pilar. Caso estes valores sejam realmente editados, será emitido o Aviso 20 - Comprimento de flambagem arbitrado pelo usuário. Para maiores informações, sugerimos a leitura do seguinte artigo técnico: "Travamento de pilares".

tag(s): Lançamento, Pilar