Aplica-se às versões: Lumine V4, Eberick, Hydros

Assunto

Ao importar um arquivo DWG ou DXF o programa emite a mensagem “O desenho selecionado encontra-se em coordenadas excessivamente elevadas e não poderá ser importado”. O que devo fazer?

Artigo

Antes de importar um arquivo para o programa AltoQi Lumine V4, sugerimos que realize a preparação do arquivo *.dwg ou *.dxf, analisando o projeto e eliminando os itens desnecessários.

Para deixar o arquivo mais leve, é indicado que seja removido da planta arquitetônica objetos que tenham: hachuras, elipses, poliline e 3dface, como também remover objetos de decoração, mobília e paisagismo.

Caso seu projeto contenha elementos em 3D, esta mensagem será apresentada ao tentar importar o arquivo. Desta maneira, deve-se apagar todos os elementos lançados na coordenada "z" do AutoCad® para conseguir importá-lo para o AltoQi Lumine V4.

Na preparação da planta no AutoCad, além da limpeza indicada acima, pode-se utilizar também outros procedimentos conforme abaixo, corrigindo possíveis problemas no arquivo dwg ou dxf.

 

Procedimentos:

Abra o seu arquivo contendo a planta arquitetônica no AutoCAD e execute na linha de comando do AutoCad os comandos abaixo:

1 – Selecione todo o desenho, digite na linha de comando “Explode” e tecle <Enter>. Em algumas situações podem existir blocos criados dentro de outros blocos. Sendo assim, sugere-se repetir o comando, então selecione toda a estrutura, digite novamente “Explode” e tecle <Enter>. Feito isso, provavelmente os elementos agrupados serão explodidos.

2 – Na linha de comando, digite “Purge” e tecle <Enter>. Este comando elimina layers e elementos não necessários ao desenho “limpando” informações desnecessárias que possam causar algum tipo de incompatibilidade. Na janela que abrirá, selecione a opção “Purge All” até que ela não esteja mais disponível.

3- Na linha de comando, digite “Move” e tecle <Enter>. Selecione todos os elementos do projeto e pressione <Enter> novamente. Selecione um ponto de referência e digite as coordenadas (0,0) e pressione <Enter>. Este comando posiciona a origem de seu desenho.

4 – Na linha de comando digite “Audit” e tecle <Enter>. Na linha de comando tecle “Y” e <Enter> novamente.

 

Caso a planta arquitetônica esteja com moldura e selo, deve-se retirar também. Salve o arquivo novamente em *.dwg ou *.dxf.

Após a realização desses procedimentos, abra um novo projeto no Lumine, abra o croqui do pavimento e acesse o menu “Ferramentas” – “Ler DWG/DXF” e importe o arquivo salvo recentemente.

 

Obs.: Caso após realizar esses passos, o programa ainda apresente a mensagem, proceda da seguinte maneira:

- Abrir novamente o arquivo da planta em dwg ou dxf no AutoCad;

- Na barra de comando utilizar a função CRTL+C, selecionar todo o desenho e pressionar Enter;

- Abrir um novo desenho;

- Utilizar a função CTRL+V;

- Posicionar a origem em 0,0;

- Salvar o projeto com a extensão .dwg;

- Abrir no AltoQi Lumine pelo comando “Ferramentas” – “Ler DWG/DXF”.

 

Um detalhe importante para a conversão dos arquivos do Lumine (.pre) para DWG ou DXF é manter sempre o programa QiCad ou QiCad Viewer atualizado. O programa Qicad Viewer é uma versão reduzida do QiCAD, sem proteção física por "hardlock", que pode ser usado e distribuído livremente. Permite abrir arquivos em formato CAD, DWG e DXF, visualizá-los, imprimi-los e gravá-los em outro formato.

 

Após importar o arquivo, é de extrema importância realizar a conversão da escala e o posicionamento da origem em seu projeto. Para isso, deve-se:

 

Convertendo para escala correta

Existe um comando que se destina especificamente alterar a escala do desenho importado de arquivos externos: o comando Converter para escala.

Deve-se proceder da seguinte forma:

- Alterar a escala para a escala padrão desejada (no caso, 1:50);

- Escolher uma distância que seja conhecida;

- Acessar o comando Ferramentas-Converter para escala. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Primeiro ponto";

- Selecionar, com o mouse, os dois pontos que serão convertidos. A linha de comando passa a indicar "Converter escala-Distância";

- Digitar a distância desejada entre os dois pontos. Com isto, o programa converterá a escala do desenho de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada;

Coordenadas 1 LuBarra de comando - Converter Escala-Distância

 IMPORTANTE: Independentemente de qualquer configuração ou da escala corrente, as coordenadas informadas no ambiente CAD devem ser feitas sempre em centímetros.

 

Após converter a escala, deve-se verificar se esta operação foi realizada corretamente. Caso contrário, ao utilizar uma planta com coordenadas incorretas para lançar a estrutura, pode-se ter erros significativos.

Uma forma de conferir a conversão da escala é medir outras distâncias no desenho para verificar se estas estão corretas. Para isto:

- Acesse o comando Ferramentas-Medir.

- Escolha uma distância a ser medida.

- Informar os dois pontos que definem a distância. No canto inferior direito da tela, uma pequena janela indicará a distância obtida. O campo "parcial" corresponde à distância entre os dois últimos pontos.

Coordenadas 2 LuInformação da distância

O programa continua solicitando outro ponto, para medida de perímetros. Pressione <Enter> para encerrar o comando.

 

Posicionando a origem

Cada pavimento deve estar situado exatamente na mesma posição, garantindo o alinhamento vertical dos condutos.

As plantas arquitetônicas importadas para o projeto devem, portanto, estar nas mesmas coordenadas de CAD para garantir o alinhamento entre os pavimentos.

Desta forma, para preparar as plantas arquitetônicas dos diversos pavimentos, você deve eleger um ponto da estrutura que seja comum a todas as plantas (um canto, caixa de elevador, etc).

Para isto, vamos:

- Verificar se a captura de pontos ligada é a correta. Vamos utilizar a captura "Intersecção".

- Posicionar a janela de visualização mais perto do ponto que se deseja utilizar como referência.

- Acessar o comando Ferramentas-Posicionar origem. A linha de comando passará a indicar "Posicionar origem-Ponto de referência";

Coordenadas 3 LuBarra de comando - Posicionar origem - Ponto de referência

- Selecionar o ponto que será utilizado como referência com o mouse;

 

Após estes procedimentos de verificação da planta arquitetônica, importação para o croqui e definições de origem e escala, salve o seu arquivo de projeto em Menu Projeto – Salvar como,  e neste momento poderá iniciar os lançamentos do projeto com o Lumine V4.

 

tag(s): Escala, Ler DWG/DXF, Posicionar origem