Aplica-se à: Hydros V4
Assunto
Porque o lançamento da rede sanitária deve ser efetuado todo em uma única elevação, geralmente em zero?
Artigo
No programa Hydros, recomenda-se que o lançamento da rede sanitária seja efetuado todo em uma única elevação, geralmente na elevação zero.
Se o lançamento for efetuado em elevações diferentes, pode-se possuir dificuldades para definição das peças e dimensionamento da rede.
Porém, como é efetuado nos projetos sanitários, alguns elementos devem ser lançados em elevações diferentes, como é o caso de alguns aparelhos sanitários ou ramais de ventilação.
Para estas situações o programa possui a seguinte filosofia:
Aparelhos sanitários e ramais de ventilação
Na prática, os aparelhos sanitários, tais como lavatórios, pias de cozinha, bebedouro e etc, devem ser lançados com uma tubulação que parta de uma determinada elevação e vá até a laje para se unir a tubulação que percorrerá o piso.
No programa Hydros, tais peças devem ser lançadas na elevação zero por exemplo, sem que seja considerada esta elevação de saída. Porém, ao efetuar o lançamento de um aparelho sanitário no piso, o programa já estará considerando automaticamente a existencia desta tubulação que parte de uma determinada elevação.
Portanto, ao efetuar o lançamento de um lavatório com sifão (Sanitário - Aparelho sanitário), por exemplo, já estará sendo considerado no lançamento o sifão, a tubulação vertical de 60cm, a válvula para lavatório, uma curva 90 curta e um joelho 90 com anel. Todos itens citados foram acrescentados ao cadastro de peças do programa, que pode ser observado através do menu "Configurações - Peças sanitárias" no campo "Itens associados" da peça.
Cadastro de peças
Desta forma, ao efetuar o lançamento de um lavatório, por exemplo, será apresentado na lista de materiais todos os itens mencionadas acima que fazem parte do cadastro da peça.
A mesma situação se aplica aos ramais de ventilação, ou seja, como é efetuado o lançamento de diversas peças em diferentes elevações, deve-se criar uma única peça, em que no cadastro de peças deve-se inserir todos os itens a serem considerados no lançamento da peça em questão.
Efetuando este procedimento para qualquer peça em que a mesma situação ocorra, será possível efetuar o lançamento da peça em uma única conexão, porém, será considerado na lista de materiais e no lançamento todas as peças que serão lançadas em níveis diferentes, já que estes foram cadastrados nos "Itens associados" da peça.