Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como proceder quando uma peça não é inserida na posição correta?

Artigo

Muitas vezes, ao inserir uma peça (uma caixa sifonada, por exemplo), observa-se que ela não foi devidamente posicionada pelo programa. Outras vezes, verificam-se alterações em seu posicionamento, como rotação de conexões de esgoto, por exemplo.

Isto ocorre quando a situação de projeto não coincide com a cadastrada em termos de geometria. Como exemplo, cita-se a caixa sifonada, para a qual tem-se cadastradas todas as entradas e saídas, com seus respectivos ângulos. Para um reconhecimento automático, deveriam ser cadastradas todas as combinações de conexões, resultando em um trabalho extenso e repetitivo.

Nesses casos, ao definir uma peça, é necessário desativar algumas opções do filtro, para que se encontre uma peça que seja satisfatória.

dlg_filtro

Janela de filtro

Quando uma peça for inserida com todas as opções do filtro ativas, isto significa que a geometria lançada coincide exatamente com a cadastrada e, com isso, a simbologia será inserida sempre na posição e rotação corretas. Quando se necessita desligar itens do filtro (especialmente o filtro "Nº de entradas"), o programa pode não conseguir identificar a rotação correta para a peça, inserindo-a em uma rotação padrão. Nesse caso, o usuário deve rotacionar e / ou espelhar manualmente o símbolo inserido.

Em algumas situações, a simbologia é rotacionada pelo usuário mas, depois, volta à sua posição original. Isto ocorre quando:

  • É gerado um novo detalhe sobre o elemento. Isto ocorre porque a alteração manual se reflete apenas no desenho no qual foi efetuada. Por exemplo, se uma peça for rotacionada manualmente em uma janela de detalhe e este for, posteriormente, apagado e gerado novamente, esta peça voltará à posição original;

  • É efetuada uma cópia ou espelhamento de tubulações e detalhes no croqui. Isto ocorre pelo mesmo motivo anterior. Quando um detalhe é copiado no croqui, é copiada apenas sua posição e não seu conteúdo. O detalhe novo será gerado como se tivesse sido aberto pela primeira vez, ou seja, qualquer peça rotacionada manualmente no detalhe original aparecerá na sua posição inicial no detalhe novo.

tag(s): Peça