Aplica-se às versões: HYv4

Assunto

No Hydros 2000 e 2002 o usuário podia somente sobrepor cadastros de peças e não era possível mesclar um cadastro com outra já existente. Nas novas versões pode-se exportar e importar somente um grupo de peças, sem perder nenhuma informação do cadastro original?

Artigo

Nos programas Hydros V4 e Lumine V4 foram inseridos novos recursos para exportação e importação do cadastro, que permitem ao usuário mesclar diversos cadastros de peças, sem perder nenhuma informação.

As funções de exportação e importação do cadastro podem ser acessadas através do menu Configurações que é acessível apenas quando não existe nenhum projeto aberto.

Para exportar o cadastro, deve-se acessar o comando Configurações-Exportar cadastro. Será aberto um diálogo, conforme a figura abaixo:

exportando_e_importando_o_cadastroHY,LU

Diálogo de exportação de peças - Hydros V4

exportando_e_importando_o_cadastro_6HY,LU

Diálogo de exportação de peças - Lumine V4

O usuário pode selecionar as peças a serem exportadas, utilizando o botão exportando_e_importando_o_cadastro_2HY,LU. Ao selecionar todos as peças, pressiona-se o botão OK. Será aberto um diálogo do Windows para escolha da pasta, na qual serão armazenadas as peças.

exportando_e_importando_o_cadastro_1HY,LU

Pasta de armazenamento do cadastro

Selecione a pasta desejada. Desta forma a exportação do cadastro será concluída. Para efetuar a importação do cadastro, acesse o comando Configurações-Importar cadastro. Será aberto uma janela do Windows onde o usuário deve selecionar a pasta onde está situado o cadastro a ser importado.

A seguir, o programa apresenta o  diálogo a seguir:

 

exportando_e_importando_o_cadastro_3HY,LU

Diálogo de importaçaõ do cadastro

As seguintes opções são apresentadas:

  • Substituir cadastro existente: O cadastro atual é totalmente descartado e substituído pelo cadastro selecionado. Tem o mesmo efeito de copiar o conteúdo da pasta selecionada para a pasta Ativo.

  • Mesclar cadastro: Permite acrescentar as peças no cadastro selecionado sem descartar o cadastro atual. Se existirem peças com o mesmo nome no cadastro original e no importado, será possível efetuar as seguintes opções:

Manter atual: mantém a peça do cadastro atual;

Sobrescrever: substitui a peça pela do cadastro importado;

Perguntar: verifica se a peça é igual à do cadastro atual, comparando todas as informações e, se for diferente, pergunta se o usuário deseja substituí-la ou não.

 

É apresentada uma lista com as peças importadas. Pressione "Fechar" para finalizar o comando.

exportando_e_importando_o_cadastro_4HY,LU

Lista de peças importadas

Existem três diferenças no funcionamento do sistema de cadastro dos programas 2000 e 2002 para a nova versão:

  • Qualquer alteração feita no Cadastro é gravada imediatamente e não mais quando o programa é fechado.

  • O Cadastro de Peças pode ser acessado mesmo sem existir um projeto aberto, através do menu Cadastro.

  • Não é possível executar duas cópias do programa simultaneamente (pois ambas não poderiam gravar simultaneamente o cadastro). Se for necessário, a única solução é instalar duas cópias do programa em pastas separadas.

tag(s): Cadastro, Exportar, Importar