Aplica-se às versões: EbV5Gold, EbV6, EbV6Gold, EbV7, EbV7Gold.

Assunto:

Como pode ser feito o lançamento de um beiral de laje em L?

Artigo.

Quando a laje do beiral está contínua a uma laje interna pode-se engastar normalmente as duas lajes, conforme será abordado nesse artigo.

Quando não há uma laje interna e a estabilidade da laje depende do engastamento com uma viga, a partir da versão V7 do programa pode-se engastar a laje na viga (através do menu “Elementos – Lajes – Engastar laje em viga”).  Em versões anteriores, pode-se executar alguns procedimentos que simulam esse caso, para isso sugere-se a leitura do artigo "Simulação de engastamento de uma laje em viga".

Para exemplificar o caso abordado neste artigo, será efetuado o lançamento de um beiral em L, contornando parte do perímetro de uma laje.

Inicialmente, é necessário que tenha sido efetuado o lançamento dos elementos internos ao beiral, conforme segue o modelo abaixo.

Lancamento_de_beiral_em_L(a)_Eb

Modelo utilizado

A partir deste modelo, pode-se, então, iniciar o lançamento do beiral em L. Primeiramente, deve-se definir o contorno da laje do beiral, que pode ser realizado tanto por vigas como por barras. Para o exemplo deste artigo lançaremos o contorno da laje através de barras, que podem ser lançadas através do comando “Elementos – Barras – Adicionar barra”. Tendo-se definido o contorno do beiral, teremos o seguinte lançamento:

Lancamento_de_beiral_em_L(b)_Eb

Definição do contorno

Em seguida, pode-se efetuar o lançamento do beiral propriamente dito, através do menu “Elementos – Lajes – Adicionar”.

Lancamento_de_beiral_em_L(c)_Eb

Beiral lançado

Para finalizar o lançamento da laje do beiral pode-se definir a continuidade entre a laje interna e o beiral, através do comando “Elementos – Lajes – Engastar”. Ao engastar a laje, a visualização do contorno será alterada de traço e ponto (que indica que a laje está apoiada) para contínuo. Caso o contorno não esteja sendo apresentado pode-se acessar o comando “Configurações – Entrada gráfica – Lajes” e habilitar o item “Contorno”.

Lancamento_de_beiral_em_L(d)_Eb

Definição da continuidade

Devido ao contorno irregular da laje, ao utilizar o modelo de dimensionamento de laje completo (disponível aos usuários da versão Gold do Eberick), o programa detalhará uma armadura adicional no beiral. Aos usuários que utilizam o modelo de dimensionamento simplificado ou não possuem a versão Gold, recomenda-se uma análise a respeito da necessidade de uma armadura adicional a ser detalhada manualmente. 

Modelo Completo.

Abaixo encontra-se o detalhamento das lajes utilizando o modelo de dimensionamento completo.

Lancamento_de_beiral_em_L(e)_Eb

Armadura positiva - Modelo Completo

Lancamento_de_beiral_em_L(f)_Eb

Armadura negativa - Modelo Completo

Modelo Simplificado.

Abaixo se encontra o detalhamento das lajes utilizando o modelo de dimensionamento simplificado. 

Lancamento_de_beiral_em_L(g)_Eb

Armadura positiva - Modelo Simplificado

Lancamento_de_beiral_em_L(h)_Eb

Armadura negativa - Modelo Simplificado

Para maiores informações a respeito das diferenças do programa ao utilizar os modelos completo e simplificado recomenda-se a leitura do seguinte artigo: Análise qualitativa e quantitativa entre os modelos de dimensionamento das lajes: Simplificado e Completo 

tag(s): beiral, Laje, Lançamento