// ]]>
Aplica-se às versões: EbV8G
Assunto:
Como inserir um radier no Eberick?
Artigo:
A partir da versão 8 do Eberick e caso esteja disponível o módulo Gold, estão presentes no programa novos recursos para lançamento e detalhamento de um novo tipo de elemento estrutural, o radier.
O radier ou laje de fundação, compreende uma laje apoiada no solo, cuja principal finalidade é suportar cargas aplicadas (supra estrutura) através da tensão admissível de suporte do solo.
No Eberick, o lançamento do radier pode ser realizado através do comando Elementos-Lajes-Adicionar laje de fundação. Para adicionar um radier em um projeto o procedimento a ser realizado é muito semelhante à inclusão de uma laje convencional, devendo-se primeiramente definir o contorno do elemento. O contorno do radier pode ser definido tanto por vigas quanto por bordos livres, sendo estes últimos definidos pelo elemento barra.
Radier com contorno
definido por vigas
Radier com contorno
definido por barras (bordos livres)
Tendo definido o contorno, pode-se lançar a laje de fundação através do comando já mencionado anteriormente.
Ao ativar o comando, será aberta a seguinte janela:
Diálogo da laje de
fundação
Neste diálogo pode-se definir as cargas aplicadas no radier, bem como a espessura que será adotada para a laje e os coeficientes do solo a serem considerados no cálculo.
A escolha adequada dos coeficientes de recalque do solo é de extrema importância para o correto dimensionamento do radier, uma vez que os valores definidos para tais coeficientes determinam os deslocamentos do elemento e, portanto, refletem no comportamento da estrutura. Para saber mais a respeito da determinação destes valores, sugere-se a leitura do artigo Coeficientes de recalque vertical e horizontal do solo.
Caso sejam lançados pilares nascendo sobre o radier, a espessura deste deverá estar de acordo com o item 13.2.4.1 da NBR 6118, para que sejam atendidas as verificações de punção no elemento. Assim, deve-se adotar para estas lajes uma espessura mínima de 16cm. Caso a espessura adotada seja inferior a este valor, será emitido o erro L31 - Espessura da laje Lxx menor que a permitida para cálculo de punção.
Definidos os parâmetros a serem adotados para o radier, pode-se inseri-lo no projeto, dentro do contorno previamente definido. Em seguida, pode-se lançar a estrutura diretamente sobre o elemento.
Seguem abaixo alguns modelos estruturais que podem ser lançados sobre um radier no Eberick:
Radier com pilar nascendo diretamente sobre o elemento
Radier com vigas invertidas lançadas diretamente sobre o radier
Devido aos esforços existentes na região de apoio dos pilares no radier, é aconselhável lançar os pilares um pouco deslocados para dentro do contorno do radier, deixando uma borda no mesmo. Com isso, evita-se que a área de influência dos carregamentos dos pilares se estenda até a borda do radier, evitando-se assim a incidência destes tipos de esforços nesta região.
O programa permite lançar diretamente sobre o radier, tanto pilares quanto vigas e paredes de reservatório.
O modelo de cálculo do radier é análogo às lajes, mas com a diferença de que se apóia diretamente no solo, desde que este tenha capacidade suficiente, dispensando a existência de outros tipos de fundações. A respeito do dimensionamento e detalhamento deste tipo de elemento, sugere-se a leitura do artigo Dimensionamento e detalhamento de radier.