titescadas1.

Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, Ebv8, Ebv8Gold

Assunto

Porque não consigo lançar duas lajes e uma escada se apoiando em uma viga?

Artigo

Em algumas estruturas nos deparamos com a necessidade de termos que lançar uma escada que não possui continuidade para o pavimento abaixo, e o pavimento de início do lance já possui duas lajes se apoiando na mesma viga que servirá também de apoio da escada. Conforme mostra a figura 1.

lancamento_tres_lajes_em_viga(a)_Eb.

Figura 1 - duas lajes e um lance de escada apoiados em uma mesma viga

O Eberick não permite que uma viga (barra) defina o contorno de mais de duas lajes.

Se o projeto já possuir as lajes lançadas no pavimento, nos dois lados da viga, ao tentar fazer o lançamento da escada, não será possível selecionar a viga para apoio do lance da escada.  

lancamento_tres_lajes_em_viga(b)_Eb.

Figura 2 - planta baixa do lançamento das lajes.

Para resolver esta situação temos duas alternativas:

1ª Opção: Separar o projeto em dois. Um projeto com o lançamento da escada e o outro somente com o lançamento das lajes.

2ª Opção: Lançar uma barra paralela à viga de apoio da escada formando uma junta construtiva.

A 1ª opção consiste em dividir o projeto em dois. Deve-se fazer uma cópia do projeto original e lançar as lajes sem o lance da escada, processar a estrutura e pegar as reações de apoio da laje que está embaixo da escada, por exemplo, e lançar no projeto original que contém a escada. Utilizar o campo carga extra na janela de propriedades da viga, para colocar o valor da reação da laje.

As reações das lajes podem ser obtidas através da janela de dimensionamento de lajes, menu Lajes-Reações.

Para a 2ª opção deve-se lançar uma barra paralela e viga de apoio da escada, afastada de aproximadamente 1cm da seção da mesma.

 

lancamento_tres_lajes_em_viga(c)_Eb.

Figura 3 - lançamento da barra de contorno da laje L3.

Para o lançamento da barra proceda da seguinte forma:

  • Acesse o menu Elementos–Barras–Adicionar barra;

  • Ative a Captura intersecção e ponto relativo;

  • Como nó inicial clique sobre o primeiro nó da viga da apoio;

  • Digite o valor do afastamento que a barra deve estar da viga (pode ser a metade da largura da viga acrescentada de 1cm da junta);

  • Para o próximo nó de apoio da barra digite o mesmo valor anterior, selecionando como nó base o outro nó de apoio da viga;

  • pressione <Enter> para encerrar o comando.

Após o lançamento da barra, pode-se inserir a laje embaixo da escada, e efetuar o lançamento do lance da escada. O lançamento da escada deve ser realizado a partir do nível imediatamente superior, selecionado a viga ou barra de início do lance, as barras inclinadas e a viga no piso inferior.

Vale ressaltar que, para a segunda opção, a execução deve garantir que seja realizada uma junta construtiva, conforme modelado, entre a viga de apoio da escada e a laje, para que o comportamento da estrutura seja de acordo com a concepção do projeto, ou seja, a laje embaixo da escada será dimensionada e detalhada com um bordo livre.

Versões V8 e V8Gold.

A partir da versão V8 e V8 Gold essa situação foi alterada, passando a ser possível o lançamento e dimensionamento de três lajes apoiando sobre uma viga. Para não tornar o detalhamento desnecessariamente complexo optou-se por permitir o engaste apenas entre dois elementos, laje-laje ou laje-rampa/laje-patamar, ficando o terceito elemento simplesmente apoiado.

Abaixo temos uma imagem extraída do pórtico 3D, onde uma viga serve de apoio para duas lajes e um lance de escadas. 

lancamento_tres_lajes_em_viga(c)_Eb

tag(s): Escada, Laje, Lançamento