Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7 e EBv7Gold

Assunto

Como lançar lajes que possuem contornos definidos por pilares de grandes dimensões?

Artigo

Para o lançamento de lajes onde o contorno é delimitado por pilares de grandes dimensões, deve-se utilizar de um recurso disponível pelo programa denominado “Barra Rígida”.

Este elemento pode ser utilizado para auxiliar no modelo de pilares de grandes dimensões, quando o programa não identifica automaticamente um contorno para a alguma das lajes adjacentes.

Para exemplificar a situação proposta neste artigo, utilizaremos o modelo composto por vigas ligando-se a pilares de seção retangular, como mostra a imagem abaixo:

lajes_com_contornos_definidos_por_pilares_de_grandes_dimensoes_Eb(a)

Para iniciar o processo de lançamento da laje, primeiramente lançam-se as barras rígidas sobre o eixo do pilar, fazendo a conectividade destas com as vigas, de tal maneira a definir o contorno correto para a laje e posteriormente adiciona-se a laje propriamente dita.

 

Lançamento das “Barras Rígidas”

A barra rígida deverá ter origem no núcleo central do pilar até a intersecção com as linhas de eixo das vigas adjacentes.

Para isso, uma sugestão para capturar os pontos necessários, nó inicial e nó final, utilize a ferramenta de captura “Perpendicular”.

Lajes_definidas_por_grandes_pilares_2

Após ter selecionado a captura necessária, acesse o comando “Barra Rígida”.

Para o “Nó Inicial” selecione o ponto “1”. Já para o “Nó Final”, posicione o cursor do mouse sobre o eixo da viga “V1” e confirme o comando, para que dessa forma a captura seja perpendicular a esta referência.

lajes_com_contornos_definidos_por_pilares_de_grandes_dimensoes_Eb(c)

OBS.: Após a inserção do “Nó Final”, o programa irá emitir um aviso confirmando a posição do nó, já que neste momento elas não se apoiam em nenhuma barra do pavimento. Confirme esta janela.

Deve-se proceder de maneira análoga para o lançamento da outra barra rígida, para que dessa forma o lançamento das barras esteja posicionado como demonstra a imagem abaixo.

lajes_com_contornos_definidos_por_pilares_de_grandes_dimensoes_Eb(d)

A barra rígida é um elemento que deve estar contido dentro da seção do pilar, exceto em casos específicos.

Ligação Viga – "Barra Rígida"

Feito isso agora é necessário conectar as vigas adjacentes às barras rígidas lançadas de modo a definir o contorno para a laje que será lançada.

Acesse o menu “Elementos – Reposicionar Nó”, selecione a viga e então o nó que está junto à face do pilar, afim de reposicionar este sobre o nó extremo da barra rígida.

Lembrando que o procedimento deve ser feito para cada extremidade da viga.

lajes_com_contornos_definidos_por_pilares_de_grandes_dimensoes_Eb(e)

Feito isso, pode-se proceder com o lançamento da laje normalmente.

lajes_com_contornos_definidos_por_pilares_de_grandes_dimensoes_Eb(f)

Esse procedimento pode ser utilizado quando o programa não identificar automaticamente o contorno da laje e parte deste contorno for definido por um pilar.

tag(s): Laje, Lançamento