Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6G, EBv7, EBv7G, PMv7, PMv7G, EBv8, EBv8G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como definir o poscionamento das nervuras e vigotas de lajes nervuradas, pré-moldadas e treliçadas no croqui?

Artigo

Durante o processo de lançamento da estrutura no croqui, pode ser útil a visualização da disposição das nervuras ou vigotas das lajes. Com isso é possível identificar visualmente, entre outras coisas, se os blocos de enchimento escolhidos estão adequados ao vão e tipo da laje, ou se as nervuras poderão ser melhor posicionadas de forma a atender a um esforço concentrado (como uma carga de parede ou um esforço cortante próximo a um pilar). 

Para que as nervuras e vigotas sejam representadas no croqui, acesse o menu Configurações - Entrada Gráfica - Lajes (Configurações-Entrada Gráfica), habilite a opção Nervuras e vigotas e selecione a opção Nervuras.

Alterando_a_representação_das_lajes_no_croqui(a)_Eb

Figura 1 - Configurações-Entrada Gráfica-Lajes

Com esta configuração, as lajes não maciças (nervuradas, pré-moldadas, treliçadas 1D e 2D e com vigotas protendidas) passam a apresentar no croqui a disposição das suas nervuras e blocos de enchimento.

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(b)_Eb

Figura 2 - Lajes representadas no croqui com as nervuras.

Posicionando as nervuras

Através da representação das lajes pelas nervuras, é possível avaliar mais facilmente a necessidade de ajustes no posicionamento das mesmas, visando atender de maneira mais adequada situações como a geometria da laje (posição das nervuras em relação ao contorno), a incidência dos carregamentos de parede (cargas lineares), ou a necessidade de alinhamento das nervuras entre lajes adjacentes.

A definição da discretização da laje (tipo de laje, espaçamento das barras da grelha, dimensões e posicionamento das nervuras) é de fundamental importância para obtenção de uma análise estrutural mais adequada e condizente com o comportamento esperado para a estrutura, tanto no que concerne à distribuição dos esforços quanto à ocorrência de deformações (flechas). Cabe ao autor do projeto uma avaliação criteriosa quanto aos parâmetros que definem a discretização da laje, tendo como uma das ferramentas de auxílio a Grelha 3D das lajes (Grelha 3D).

Para modificar a posição das nervuras, acesse o comando Elementos-Lajes-Posicionar Nervuras (posicionar_nervuras). Em seguida, selecione a laje cuja nervura será reposicionada. Neste momento, será destacado no croqui o elemento que será reposicionado. No caso de lajes unidirecionais, como as lajes pré-moldadas e treliçadas 1D, o elemento destacado será a figura de duas linhas paralelas (representando uma vigota). Já para lajes bidirecionais, como as lajes nervuradas e treliçadas 2D, o elemento em destaque será um retângulo (representando o bloco de enchimento daquela laje).

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(c)_Eb

Figura 3 - Elemento a ser reposicionado (lajes unidirecionais)

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(d)_Eb

Figura 4 - Elemento a ser reposicionado (lajes bidirecionais)

Em seguida, basta utilizar a ferramenta de captura mais apropriada e posicionar a nervura de acordo com a necessidade do projeto.

No Eberick V8 existe a possibilidade de alinhar automaticamente as nervuras das lajes de um determinado pavimento a partir de uma laje de referência. Para alinhar automaticamente as nervuras, acesse o comando “Alinhar nervuras” em “Elementos – Lajes - Alinhar nervuras”, selecione a laje de referencia e em seguida selecione as lajes que deverão se alinhadas.

Uma das situações onde pode ser conveniente o reposicionamento de nervuras é o engastamento entre lajes, onde o alinhamento da nervura entre as lajes contribui tanto na transmissão dos esforços quanto na montagem em obra.

Alterando_a_representação_das_lajes_no_croqui(e)_Eb

Figura 5 - Exemplo de lajes adjacentes com nervuras desencontradas.

Alterando_a_representação_das_lajes_no_croqui(i)_Eb

Figura 6 - Lajes adjacentes com nervuras alinhadas.

botao_com_GOLD

Definir capitéis pelas nervuras

A representação das nervuras no croqui também pode auxiliar a análise do posicionamento dos capitéis nas lajes. Quando da utilização de capitéis, é possível definir as dimensões destes graficamente através das nervuras no croqui. Desta forma é possível lançar capitéis considerando a retirada de uma peça inteira de enchimento da laje (bloco ou cubeta plástica), evitando assim a necessidade de cortes ou quebras dessas peças na obra.

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(f)_Eb

Figura 7 - Capitel definido pelas dimensões (o que pode, eventualmente, necessitar de corte do bloco de enchimento em obra).

Para isso, acesse o comando Elementos-Pilares-Definir capitéis pelas nervuras. Selecione o pilar onde deseja aplicar o capitel, defina espessura e ângulo de rotação do capitel, e por fim faça uma área de seleção na laje (necessariamente pegando também o pilar em questão), selecionando os blocos de enchimento que serão "removidos" para dar lugar ao capitel.

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(h)_Eb

Figura 8 - Área seleção dos blocos de enchimento

Alterando_a_representacao_das_lajes_no_croqui(g)_Eb

Figura 9 - Capitel definido pelas nervuras (seleciona blocos "inteiros", levando o capitel até o limite da nervura).

tag(s): Croqui, Entrada Gráfica, Laje, Lançamento