Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Como faço para imprimir ou plotar o Pórtico 3D?

Artigo

O Pórtico 3D é um recurso de visualização da estrutura que pode ser acessado através do botão portico3D., ou pelo comando Estrutura-Pórtico 3D (sendo o  Menu Estrutura acessível apenas quando a Janela de Projeto estiver ativa).

plotando_o_portico3d(a).

Figura 1 - Pórtico 3D

Para plotá-lo, pode-se proceder segundo uma das alternativas indicadas abaixo, a partir da janela de Pórtico 3D:


Imprimindo no computador em que o Pórtico 3D foi gerado:

  • Com o pórtico 3d aberto, acessar o menu Projeto-Imprimir ou pressionar o botão imprimir na barra de ferramentas principal.


Imprimindo em outro computador, através de um arquivo de plotagem:

  • Instalar o driver da impressora, da máquina na qual o arquivo será impresso (veja o artigo "Arquivo de plotagem"), em seu computador;

  • Acessar o menu Projeto-Imprimir ou pressionar o botão imprimir na barra de ferramentas principal;

  • Informar um nome para o arquivo.

Desta forma, será salvo um arquivo com a extensão .PRN, o qual será enviado para a empresa plotadora e impresso via DOS, da mesma forma que um arquivo .PLT.

A impressão do Pórtico 3D em folhas maiores que A4 não apresenta boa resolução. Para formatos maiores, aconselha-se exportar o modelo para um programa 3D específico, conforme colocado abaixo.


Salvando um arquivo de imagem .BMP

  • Com o pórtico 3D aberto, selecionar o menu Projeto-Salvar arquivo como ou o menu Visualizar-Exportar-Bitmap;

  • No diálogo de gravação do arquivo, informar o nome desejado (indicando como extensão .BMP, que é um arquivo de imagem);

  • Abrir o arquivo em um programa qualquer de edição de imagem como, por exemplo, o Microsoft Paint®, Microsoft Photo Editor®, Adobe PhotoShop®, etc.

Os arquivos BMP são gerados com a mesma resolução da tela. São adequados para exibição no vídeo, mas podem não permitir uma impressão com qualidade.


Salvando um arquivo de imagem .DXF em 3D

  • Com o pórtico 3D aberto, selecione o menu Visualizar-Exportar-DXF 3D;

  • No diálogo de gravação do arquivo, informar o nome desejado (indicando como extensão .DXF, que é um arquivo de exportação do desenho);

  • Abrir o arquivo em algum programa que trabalhe com 3D, como AutoCAD® ou o 3DStudio Max® etc, para edição de cores, texturas etc.

O arquivo DXF gerado contém o modelo 3D em si. No programa utilizado como destino, será necessário definir as opções de visualização, cores, texturas, etc, antes de proceder a impressão propriamente dita. Dependendo do programa escolhido, pode-se obter impressões de qualidade mesmo em formatos maiores.

tag(s): "Pórtico 3D", Impressão