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Artigo

Como resolver problemas com a visualização do Pórtico 3D?

Assunto

Inicialmente deve-se verificar se o pórtico 3D está apresentando problemas de visualização em qualquer arquivo gerado pelo Eberick ou se ocorre somente em um arquivo. Para constatar se todos os arquivos apresentam este problema basta abrir o exemplo tutorial do programa, disponível provavelmente em C:Arquivos de ProgramasAltoQiAltoQi EberickTutorialEtapas, e verificar se ocorre a mesma situação ao visualizar o pórtico 3D.  Caso não ocorra, o problema pode estar sendo gerado por alguma situação específica no arquivo de projeto.

Em casos de problemas de visualização do pórtico 3D em um arquivo específico, recomenda-se ao usuário o envio do arquivo ao Departamento de Suporte para análise do mesmo (maiores informações em "Enviando um e-mail para o Departamento de Suporte Técnico").
Quando os problemas de visualização  ocorrem em todos os arquivos é provável que os mesmos estejam sendo gerados por uma incompatibilidade da placa de vídeo com os arquivos OpenGL.

Visando solucionar os problemas de visualização do pórtico 3D relativos à placa de vídeo, torna-se necessário testar os seguintes  procedimentos:

Desabilitar a aceleração de Vídeo no Eberick:

  • Abra o Eberick;

  • Acesse o menu Configurações–Sistema;

  • Desabilite a opção “Usar aceleração por hardware”;

  • Teste novamente o pórtico 3D.

 Diminuir a aceleração de hardware da placa:

  • Acesse o menu “Iniciar–Configurações–Painel de controle” do Windows;

  • Acesse a opção “Vídeo”;

  • Escolha a guia “Configurações”, botão “Avançadas”;

  • Acesse então a guia “Solução de problemas” no caso do Windows 2000 e XP ou “Desempenho” para o Windows 98;

  • Diminua todos os estágios na configuração de aceleração de hardware e teste o pórtico 3D.  

  • Verificar se a placa de vídeo suporta arquivos baseados em OpenGL:

  • Acesse o menu “Iniciar–Configurações–Painel de controle” do Windows;

  • Acesse a opção “Vídeo”;

  • Escolha a guia "Proteção de tela";

  • Mude a proteção para o modo “Encanamento 3D”;

  • Clique em Aplicar;

  • Clique em Amostra e deixe o mouse parado.

Se a proteção de tela não funcionar é porque a placa de vídeo não comporta arquivos baseados em OpenGL. Dessa forma será necessário instalar outro driver da placa de vídeo (obtido no site do fabricante) compatível com aplicativos OpenGL. Altere a configuração de vídeo para 256 cores e verifique se o pórtico funciona.

O tipo de aplicativo da proteção de tela não é idêntico ao pórtico do programa, sendo que mesmo que a proteção de tela funcione ainda pode haver incompatibilidade da placa de vídeo com o pórtico.

Outras possíveis soluções seriam executar o Windows Update, atualizar o DirectX para uma versão nova ou então instalar outro driver da placa de vídeo (obtido no site do fabricante) compatível com aplicativos OpenGL.

  • Windows Update:  

Pode ser realizado a partir do site http://v4.windowsupdate.microsoft.com/ptbr/default.asp.

  • Atualização do DirectX:

Pode ser feita através do site http://www.microsoft.com/directx.

Atualizar o DirectX ou realizar o Windows Update são procedimentos que geralmente não levam a qualquer prejuízo do Sistema Operacional, pois somente instalará drivers disponibilizados pela própria Microsoft de atualização do Windows. Estes procedimentos somente podem ser realizados com acesso à internet.

  • Instalar novo driver da placa de vídeo:

Deve-se buscar com o revendedor da placa ou no site do fabricante um driver da placa de vídeo para o Windows utilizado, que seja compatível com aplicativos OpenGL, para  então instalá-lo.

Alertamos que alterações incorretas em drivers de instalação do Windows podem causar problemas no Sistema Operacional, portanto, recomendamos que, caso seja necessário instalar novos drivers, deve-se procurar assistência técnica especializada para evitar maiores problemas com o computador.

  • Atualizar a versão do programa:

É necessário verificar se a versão do programa não está desatualizada, como descrito no tópico "Verificando a versão do programa".

Veja na página da AltoQi na Internet (http://www.altoqi.com.br), em "Downloads", qual a última versão do programa. Na página também é explicado como executar uma atualização.

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