Aplica-se à: QiHidrossanitário

Assunto

Quais procedimentos devo executar para efetuar o lançamento automático hidráulico em um ambiente?

Artigo

O programa QiBuilder disponibiliza para os projetistas a possibilidade de efetuar o lançamento automático dos ambientes, ou seja, baseado nos aparelhos existentes em um determinado ambiente (Banheiro, área de serviço ou cozinha) é possível escolher entre as opções de esquemas de lançamento automático existentes no cadastro de peças para efetuar tal lançamento.

Através do lançamento automático o programa irá lançar automaticamente os ramais e subramais que abastecem as peças de utilização, as peças de utilização do ambiente, os registros quando necessário e as peças pendentes, tais como joelhos e tês.

Para exemplificar o lançamento automático, será utilizada a seguinte arquitetura, composta por um vaso sanitário com caixa acoplada, um chuveiro e um lavatório.

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(a)

Banheiro onde será efetuado o lançamento automático

Passo 1 - Iniciando o lançamento

Para uma melhor compreenção a respeito do lançamento que será efetuado, na situação exemplo, a edificação possui medição individualizada, portanto a tubulação chegará ao banheiro através de um ramal e não através de uma coluna.

O lançamento automático só poderá ser efetuado dentro de um detalhe isométrico. Portanto, o primeiro passo consiste em delimitar um detalhe isométrico envolvendo a região desejada (banheiro, neste exemplo).

  • Acessar o comando "Detalhe isométrico", na Guia Operações, Grupo Detalhe;
  • Criar um detalhe isométrico envolvendo a região no qual o lançamento será efetuado

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(b)

Detalhe delimitado

  • Abrir o detalhe isométrico criado, efetuando um duplo clique sobre ele.

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(c)

Detalhe isométrico

Passo 2 - Selecionando os dados de lançamento

No exemplo em questão, será efetuado o lançamento de um banheiro com água fria e um vaso com caixa acoplada.

Portanto, na Guia Lançamento, Grupo Lançamento automático, define-se os dados de lançamento:

  • Esquemas: Escolhe-se o esquema de tubulações que serão lançados, ou seja, somente água fria (AF), água fria e água quente (AF + AQ) e ainda a opção destes acrescidos do vaso com válvula de descarga (A + VS com válvula; AF + AQ + VS com válvula). Foi selecionado neste exemplo "AF";
  • Agua fria/ Água quente: Define-se o material que será utilizado para a tubulação que será lançada de água fria e quente. Neste exemplo será selecionado o material de PVC rígido soldável;
  • Ambiente: Indica o ambiente no qual o lançamento será executado. Ao escolher um ambiente, o programa irá filtrar no cadastro de peças quais esquemas apresentar.
  • Misturador: Utilizado em lançamentos de água quente e fria. Campo em que é escolhido se o misturador será horizontal ou vertical no chuveiro, ou nenhum (quando não existe chuveiro no ambiente em que será efetuado o lançamento).
  • Registro geral: Filtro que indica a posição do registro, ou seja, Todos (todas as alturas), Baixo (30 cm ou menos do piso) e alto.
  • Lançar: Baseado nos filtros mostrados anteriormente, o programa irá apresentar os esquemas já cadastrados para o usuário escolher. Nesta situação será escolhido o esquema LV(60cm) + CH(210cm) + VS(15cm) + RG(210cm).

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(d)

Seleção do esquema de lançamento

Passo 3: Definindo o perímetro

Em seguida, o programa solicitará a definição do perímetro, como pode ser observado na barra de comando.

O perímetro deve ser traçado pelo menos em três faces da parede, ou seja, ele deve ser traçado no local por onde a tubulação irá percorrer, e em seguida é definido a profundidade em que a tubulação irá ficar da parede.

  • Traçar o perímetro pelo menos em três faces da parede, incluindo a região no qual a tubulação irá percorrer.

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(e)


Definindo o perímetro

 

  • Em seguida, definir o lado de deslocamento do perímetro (por onde a tubulação irá passar). Neste exemplo, será selecionado o lado externo da parede, para que o perímetro se desloque para dentro da parede;
  • Definir a distância de deslocamento. Como neste caso deseja-se que a tubulação fique 5 cm dentro da parede, será utilizada uma distância de 5 na barra de comando.

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(f)

Perímetro definido

Passo 4: Definindo a posição das peças de utilização e registro

Por útimo, defina a posição dos pontos solicitados pelo programa. A barra de comando irá auxiliar neste procedimento.

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(g)

Barra de comando

  • Siga o passo a passo para definição da posição de cada elemento no projeto;
  • Ao final, o lançamento será efetuado automaticamente.

 

Como_efetuar_lancamento_automatico_hidraulico(h)

Lançamento finalizado

tag(s): Lançamento