Aplica-se à QiHidrossanitário
Assunto
Como definir a proporção da capacididade dos reservatórios superior e inferior?
Artigo
Ao iniciar um novo projeto hidráulico, é necessário definir qual a porcentagem do volume do consumo diário será distribuída no reservatório superior e inferior a fim de que o programa dimensione o volume de cada reservatório.
A figura abaixo ilustra a etapa, referente à criação da edificação:
Criação da edificação - Passo 3
Definições iniciais de alimentação
No passo 3, deve-se definir quanto dias serão utilizados para reserva, qual o consumo diário e a porcentagem do volume no reservatório superior e inferior.
-
O exemplo abaixo considerou um consumo diário de 1500 litros, e adotou-se 2 dias para a reserva.
-
Desta forma, a edificação necessita de uma reserva com um total de 3000 litros.
-
Foram considerados 3 reservatórios (1 inferior e 2 superiores) de capacidade de 1000 litros cada para a edificação.
-
Sendo assim deve-se definir o "% do volume no reservatório inferior" como sendo 34% (1000 litros) e o "% do volume no reservatório superior" como sendo 66% (2000 litros), conforme imagem abaixo:
Definições iniciais - Alimentação
Definições específicas dos reservatórios
Após criar a edificação e inserir o reservatório no projeto, torna-se necessário definir se a localização do reservatório é superior ou inferior além do percentual do volume do reservatório nesta localização, com o objetivo de definir a parcela do volume total de água da edificação para um determinado reservatório de acordo com a localização
Para efetuar essas definições, selecione o reservatório e acesse a janela de propriedades.
-
Certifique-se que o parâmetro considerado seja “Conexão (1)”;
-
Verifique que existem informações referentes à localização do reservatório e ao percentual do volume do reservatório;
Propriedades do reservatório
Portanto, neste caso, torna-se necessário distribuir os 66% entre os dois reservatórios superiores.
Para isso, deve-se utilizar a propriedade "% do volume do reservatório" e defini-la com 50%, que corresponderá a 1000 litros do volume destinado aos reservatórios superiores, sendo essa a capacidade do reservatório adotada na concepção deste exemplo.
Ao lançar outro reservatório superior o programa automaticamente preencherá o percentual do volume restante.
Propriedades do reservatório
Para o reservatório inferior, deve-se definir a localização como “Inferior” e o % do volume do reservatório como sendo 100%, tendo em vista que existe apenas um reservatório nesta localização.
Observações:
-
Caso seja utilizada a opção de fixar o % do volume do reservatório como "Sim", o valor referente a propriedade "% do volume do reservatório" será fixa.
-
O programa sempre corrige o "% do volume do reservatório", definindo uma proporção igual para todos os reservatórios. Portanto, é interessante sempre fixar o % do volume do reservatório quando forem utilizados percentuais diferentes.
-
Altura sobressalente (cm): É um valor de altura adicional a ser definido, que somado com a altura calculada do reservatório de concreto, corresponderá a altura real do reservatório. Essa altura corresponde a parte do reservatório onde não existe água, comumente onde está ligado a tubulação do extravasor e alimentação.
A propriedade "Altura sobressalente (cm)" é específica do reservatório de concreto.
-
Volume útil estimado (m³): Corresponde ao volume total do reservatório. Neste volume não é considerado a altura sobressalente. Este valor corresponde a multiplicação do percentual definido para o reservatório lançado com o percentual definido para a localização deste reservatório.
No exemplo anterior, foi considerado 66% do volume total de reserva da edificação para o reservatório superior, ou seja, 66% de 3000 litros = 2000 litros. Além disso foi considerado 50% do volume superior para cada reservatório, 50% x 2000 litros = 1000 litros, que representa o Volume útil estimado de cada reservatório superior.