Aplica-se à QiHidrossanitário

Assunto

Como definir a proporção da capacididade dos reservatórios superior e inferior?

Artigo

Ao iniciar um novo projeto hidráulico, é necessário definir qual a porcentagem do volume do consumo diário será distribuída no reservatório superior e inferior a fim de que o programa dimensione o volume de cada reservatório. 

A figura abaixo ilustra a etapa, referente à criação da edificação:

Criação da edificação - Passo 3

Definições iniciais de alimentação

No passo 3, deve-se definir quanto dias serão utilizados para reserva, qual o consumo diário e a porcentagem do volume no reservatório superior e inferior.

  • O exemplo abaixo considerou um consumo diário de 1500 litros, e adotou-se 2 dias para a reserva.

  • Desta forma, a edificação necessita de uma reserva com um total de 3000 litros.

  • Foram considerados 3 reservatórios (1 inferior e 2 superiores) de capacidade de 1000 litros cada para a edificação.

  • Sendo assim deve-se definir o "% do volume no reservatório inferior" como sendo 34% (1000 litros) e o "% do volume no reservatório superior" como sendo 66% (2000 litros), conforme imagem abaixo: 

Definições iniciais - Alimentação

Definições específicas dos reservatórios

Após criar a edificação e inserir o reservatório no projeto, torna-se necessário definir se a localização do reservatório é superior ou inferior além do percentual do volume do reservatório nesta localização, com o objetivo de definir a parcela do volume total de água da edificação para um determinado reservatório de acordo com a localização

Para efetuar essas definições, selecione o reservatório e acesse a janela de propriedades.

  • Certifique-se que o parâmetro considerado seja “Conexão (1)”;

  • Verifique que existem informações referentes à localização do reservatório e ao percentual do volume do reservatório;

Propriedades do reservatório

Portanto, neste caso, torna-se necessário distribuir os 66% entre os dois reservatórios superiores.

Para isso, deve-se utilizar a propriedade "% do volume do reservatório" e defini-la com 50%, que corresponderá a 1000 litros do volume destinado aos reservatórios superiores, sendo essa a capacidade do reservatório adotada na concepção deste exemplo.

Ao lançar outro reservatório superior o programa automaticamente preencherá o percentual do volume restante.

Propriedades do reservatório

Para o reservatório inferior, deve-se definir a localização como “Inferior” e o % do volume do reservatório como sendo 100%, tendo em vista que existe apenas um reservatório nesta localização.

Observações:

  • Caso seja utilizada a opção de fixar o % do volume do reservatório como "Sim", o valor referente a propriedade "% do volume do reservatório" será fixa.

  • O programa sempre corrige o "% do volume do reservatório", definindo uma proporção igual para todos os reservatórios. Portanto, é interessante sempre fixar o % do volume do reservatório quando forem utilizados percentuais diferentes.

  • Altura sobressalente (cm): É um valor de altura adicional a ser definido, que somado com a altura calculada do reservatório de concreto, corresponderá a altura real do reservatório. Essa altura corresponde a parte do reservatório onde não existe água, comumente onde está ligado a tubulação do extravasor e alimentação.

A propriedade "Altura sobressalente (cm)" é específica do reservatório de concreto.

  • Volume útil estimado (m³): Corresponde ao volume total do reservatório. Neste volume não é considerado a altura sobressalente. Este valor corresponde a multiplicação do percentual definido para o reservatório lançado com o percentual definido para a localização deste reservatório.

No exemplo anterior, foi considerado 66% do volume total de reserva da edificação para o reservatório superior, ou seja, 66% de 3000 litros = 2000 litros. Além disso foi considerado 50% do volume superior para cada reservatório, 50% x 2000 litros = 1000 litros, que representa o Volume útil estimado de cada reservatório superior.

 

 

 

 

tag(s): Reservatório