Aplica-se à: QiHidrossanitário, QiIncêndio, QiGás

Assunto

Em algumas situações, o programa QiBuider apresenta a seguinte indicação: "Possível uso de peça inadequada por geometria". O que esta indicação significa?

Artigo

O programa QiBuilder possui indicações no projeto, que auxiliam o usuário a verificar possíveis problemas de lançamento ou dimensionamento existentes no projeto.

É possível desabilitar as indicações, selecionando o comando "Configurar indicações" na Guia Operações, Grupo Exibir.

As indicações podem ser classificadas da seguinte maneira:

  • Triângulo vermelho: Problema grave, que deve ser resolvido (salvo algumas raras exceções), pois gerará ou está gerando um dimensionamento incorreto. Por exemplo, problema de fluxo, ou peças adotadas com o valor de dimensionamento inferior ao requerido pelo sistema.
  • Triângulo amarelo: Tal indicação, mostra que naquela posição existe um possível problema. Alguns exemplos são: conexão sem peça associada, possivel uso de peça inadequada por geometria, diâmetro maior do que o calculado, etc. Nem sempre a situação apresentada por esta indicação deve ser resolvida, pois em algumas situações esta situação corresponde a escolha do projetista para o projeto, ou seja, a situação apresentada corresponde a uma concepção de projeto.

Observe que tal indicação é representada pelo triângulo amarelo, portanto, dependendo da situação ela pode ser ignorada.

Possivel_uso_inadequado_por_geometria(c)

Indicação

Porque esta indicação é apresentada no projeto?

O programa QiBuilder possui a capacidade de verificar qual a angulação e sentido do fluxo das tubulações lançadas no projeto. Portanto, quando o programa mostra tal indicação, significa que a peça lançada no projeto não possui a angulação de fluxo ou número de entrada definidos no cadastro de peças do programa, se comparado com a conexão na qual ela foi lançada no projeto.

Para verificar tal informação, acesse o menu principal - cadastro.

Possivel_uso_inadequado_por_geometria(a)

Informações geométricas do cadastro de peças

Desta forma, tal indicação é apresentada quando para selecionar a peça desejada, é necessário desabilitar o filtro "Angulo"/"diâmetro"/"Número de entrada".

Possivel_uso_inadequado_por_geometria(b)

Filtros "Angulos", "Diâmetros" e "Número de entrada"

Portanto, é importante observar no projeto quando tal indicação é apresentada, se a peça inserida realmente corresponde a peça que se encaixa na conexão, ou seja, não é possível inserir um joelho, em uma conexão em que deveria ser lançado um tê.

Além disso, quando é necessário desabilitar alguns filtros para que a peça seja localizada, é possível que tais situações estejam ocorrendo no projeto:

  • Filtro Angulos: Quando é necessário desabilitar tal filtro, significa que a tubulação lançada no projeto, possivelmente não está na angulação correta, ou seja, não está lançada com os multiplos de 45°. Sugere-se que o seu lançamento seja revisto.
  • Diâmetro: Quando é necessário desabilitar este filtro para localizar a peça, significa que não existe no cadastro uma peça com o diâmetro da tubulação definida no projeto. Portanto, será necessário cadastrar tal peça para efetuar o lançamento correto no programa.
  • Número de entradas: Quando desabilitado este filtro, significa que não existe uma peça comercial com as informações de entrada e saída efetuadas no projeto.

Desta forma, quando esta indicação for apresentada no projeto, fica a critério do projetista verificar se a peça lançada está correta, pois nem sempre tal indicação representa um problema no projeto.

tag(s): Lançamento