Aplica-se à: QiHidrossanitário, QiIncêndio e QiGás

Assunto

O que significa no projeto cada indicação apresentada pelo programa?

Artigo

O programa apresenta ao longo do projeto algumas indicações, triângulos vermelhos e amarelos, com a finalidade de indicar ao usuário possíveis problemas na definição das peças, nos diâmetros adotados para a tubulação, em problemas de fluxo, em problemas de pressão inferior ou superior aos limites determinados por norma, no dimensionamento dos aparelhos e na ventilação.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(a)

Indicações apresentadas no projeto

Para configurar as indicações que devem ou não ser apresentadas, acesse o comando "Configurar indicações" na Guia Operações, Grupo Exibir.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(b)

Comando para configurar as indicações

A seguir, será apresentado cada indicação mostrada no croqui do projeto e o motivo pelo qual ela é apresentada pelo programa no projeto.

Indicações de peças pendentes

Tal indicação apresentará possíveis problemas que ocorrem com a definição ou não de peças no projeto.

Sem peça associada

Quando esta indicação é apresentada no programa, siginifica que conexão em questão não foi inserida uma peça, ou seja, é necessário definir uma peça para a conexão.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(c)

Conexão sem peça associada

Para que a indicação em questão não seja mais apresentada, acesse o comando "Definir peças pendentes" na Guia Operações, Grupo Peças.

Possivel uso inadequado por geometria

Para melhor compreender a respeito desta indicação, sugere-se a leitura do artigo a seguir:

Indicação de peça com possível uso inadequado por geometria

Possível uso inadequado por fluxo

Quando esta indicação é apresentada, siginifica que para lançar a peça no projeto foi necessário desabilitar o filtro "Sentido do fluxo".

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(d)

Uso inadequado por geometria

Desta forma, nem sempre esta indicação indica um erro no projeto, visto que é possível que as informações de entrada e saída da peça efetuadas no cadastro dela correspondam as informações de lançamento das tubulações no projeto.

Desta forma, se a peça lançada for adequada, o usuário pode ignorar a apresentação desta indicação no projeto.

É comum ocorrer esta indicações em peça como o Tê, visto que as suas informações de entrada e saída podem alterar em cada projeto executado.

Indicação de diâmetro

Através destas indicações é mostrado pelo programa a situação de dimensionamento da tubulação.

Conduto com o diâmetro inferior ao calculado (Menor que o calculado)

Esta indicação possui a coloração em vermelho, ou seja, é um problema no projeto que influencia no correto dimensionamento dele. Neste caso em específico, significa que o diâmetro adotado no projeto corresponde a um diâmetro inferior ao calculado pelo programa, fazendo com que neste trecho de tubulação a configuração de velocidade limite não esteja sendo atendida. Além disso, a perda de carga neste trecho também estará mais elevada, agravando os problemas de pressão no projeto.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(e)

Menor do que o calculado

Para resolver os problemas de diâmetros, acesse o comando "Verificar diâmetros" na Guia Operações, Grupo Dimensionamento.

Conduto com o diâmetro superior ao calculado (Maior que o calculado)

Esta trata a situação inversa a apresentada acima, ou seja, neste caso foi adotado um diâmetro superior ao calculado pelo programa. Esta situação não representa um problema no dimensionamento. O programa somente apresenta esta indicação para que o usuário tenha conehcimento de que a tubulação em questão esta com um diâmetro superior ao calculado pelo programa.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(f)

Maior do que o calculado

Em muitas situações é necessário adotar um diâmetro superior, para que a perda de carga diminua e a pressão nas conexões aumente. Portanto, caso o usuário deseje manter um diãmetro superior ao calculado, basta ignorar a indicação ou desabilitá-la nas Configurações das indicações.

Indicações de fluxo

Nesta indicação é apresentado os problemas de fluxo existentes no projeto. Em geral, a correção de tais problemas de fluxo são importantes, pois a sua existencia pode interferir no dimensionamento do projeto.

Importante: Esta indicação irá sobrepor as demais indicações.

Não existe tubo ligado a essa conexão (Conexão sem tubo)

O programa irá apresentar uma indicação em toda a conexão que não esteja ligada a um conduto, ou seja, em situações em que a conexão fica livre no projeto, representada por uma circunferência não preenchida.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(g)

Conexão sem tubo

Para resolver este problema de fluxo, deve-se deletar essa conexão, selecionando-a e pressionando <Del>.

Não existe fluxo de entrada nesta conexão(Conexão sem fluxo de entrada)

Esta situação indica que não existe uma peça lançada no inicio da rede, ou seja, deve-se verificar se esta situação corresponde ou não a concepção do projeto.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(h)

Sem fluxo de entrada

Para situações em que é ligada a rede de agua/alimentação em uma cisterna (válvula de sucção), tal problema de fluxo pode ser ignorado. Porém nas demais situações ele deve ser verificado, inserindo uma alimentador predial (rede de alimentação) ou uma tomada d'água (rede de água fria).

Não existe fluxo de saída nesta conexão(Conexão sem fluxo de saída)

Esta situação indica que não existe uma peça lançada no final da rede, sendo necessário na maioria dos casos inserir uma Tomada d'água através do comando "Tomada d'água" na Guia Lançamento, Grupo Pontos.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(i)

Sem fluxo de saída

Indicação de pressão

A indicação de pressão mostrará os prblemas de pressão no projeto (máxima e mínima).

Esta indicação será atualizada após Processar o projeto.

Pressão insuficiente na peça de utilização/Pressão insuficiente na rede

Este indicador mostrará quando a pressão na peça de utilização ou nas demais conexões forem menor do que a especificada pela peça ou norma.

  • Pressão insuficiente na peça de utilização: Apresentará problemas de pressão quando a pressão existente na peça de utilização for menor do que a pressão mínima determinada no cadastro da peça.
  • Pressão insuficiente na rede: Apresentará problemas de pressão quando a pressão existente conexão for menor do que a pressão mínima determinada por norma.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(k)_1

Problema de pressão

Pressão excessiva

O programa irá apresentar uma indicação em toda a conexão que tiver uma peça associada e esta peça associada apresentar uma pressão superior a configurada em Pressão máxima na rede (m.c.a.).

Indicação de dimensionamento dos aparelhos

Estas indicações mostraram quando uma peça está superdimensionada ou subdimensionada.

Peça subdimensionada

Esta indicação também será mostrada em vermelho, pois se utilizado a peça, os critérios mínimos de dimensionamento do sistema não estarão sendo atendidos, ou seja, quando esta indicação é apresentada significa que o dimensionamento da peça selecionada está menor do que o calculado.

Esta situação pode ocorrer com o dimensionamento de reservatórios, placas solares, aquecedores etc.

Para resolvê-la acesse o comando "Definir peças" e o programa indicará uma peça que atenda ao dimensionamento efetuado pelo programa.

Peça superdimensionada

Neste caso a indicação será apresentada em amarelo. Ela indica que a peça selecionada pois os critério de dimensionamento superiores aos exigidos pelo projeto.

Esta situação é comum de ocorrer no caso do reservatórios, pois nem sempre existe um reservatório com o volume cormercial identico ao volume resultante da edificação. Portanto, neste caso, é preferivel inserir uma peça com o vulume superior ao calculado pelo programa, fazendo com que esta indicação seja apresentada.

Em situações como a exemplificada acima, em que faz parte da concepção do projeto definir uma peça superdimensionada, tal indicação poderá ser ignorada.

Indicação de ventilação

Esta se restringe aos projeto sanitários. Ela mostrará quando o elementos sifonado estiver a uma distância inadequada de acordo com os critérios preconizados pela Norma.

Distancia superior ao limite permitido

O programa irá apresentar uma indicação em todo o elemento sifonado que estiver a uma distância superior ao limite permitido do ramal de ventilação. Portanto nesta situação, deve-se definir uma outra posição para lançar o ramal de ventilção, ou acrescentar um novo ramal de ventilação na rede em questão.

Compreendendo_indicacoes_apresentadas_croqui(l)

Distancia superior

Distancia inferior ao limite permitido

O programa irá apresentar uma indicação em todo o elemento sifonado que estiver a uma distância inferior ao limite permitido do ramal de ventilação.

tag(s): Dimensionamento